CANÇÃO É EXISTÊNCIA: Uma interpretação de “Sorôco, sua mãe, sua filha”, de Guimarães Rosa
Resumo
A loucura pode ser um contato direto com as fontes primordiais da vida, sem os limites impostos pela razão e as interdições opostas pelo “princípio de realidade”. Em vez de empobrecimento, a loucura pode manifestarse como um enriquecimento, mediante o qual a vida revela um sentido antes desconhecido. Neste caso, o louco não é penalizado por uma carência, mas, ao contrário, é brindado por um “excesso de espírito”. Este excesso se traduz num transporte, num delírio, em que a alma se deixa arrebatar pelo entusiasmo, concebido
em sua acepção etimológica como um “estar em Deus”.
Publicado
2017-04-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).