Quando o poema silencia: a autoria como interpretação no poema “21 de Fevereiro”

Autores

  • Ana Renata Baltazar da Pena UFRJ

Resumo

O seguinte trabalho versa sobre a questao da autoria como pratica dialogante em que o leitor pode produzir novos textos a partir dos silencios encontrados na escritura original. Tal suspensao do sentido é portanto o espaço intercambiante que posiciona o texto na malha coletiva de sua cultura, estabelecendo um pacto com a posteridade, o qual esta para alem dos significados que o autor pode perceber.

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa de & FIORIN, José Luiz (org). Dialogismo, Polifonia e Intertextualidade: em torno de Bakhtin. 2ed, 1 reimpr., São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2003.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Obras escolhidas. V3, tradução: José Carlos Martins Barbosa & Hemerson Alves Baptista. São Paulo, Brasiliense,

_____. A Obra de arte na época de suas tédcnicas de reprodução. In: Os Pensadores. Textos escolhidos, Walter Benjamin, Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Jurgen Habermas. Trad José Lino Grunnewald. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

BERGSON, H. Matéria e Memória. São Paulo, Martins Fontes, 1990.

CASTELLO, José de. “Baudelaire: entre o belo e o repulsivo” In: JORNAL O GLOBO,Caderno Prosa & Verso, p 4, 1 de abril de 2006.

CESAR, Ana Cristina. A Teus Pés. Prosa/ poesia. 2ed. São Paulo: Ática, 1999ª.

MELLO, Maria Elizabeth Chaves. “Algumas questoes sobre arte”. Disponivel em public-rdcpuc-rio.br

Downloads

Publicado

2017-04-01