Entre literatura, imagem e mídia: a crônica revisitada na contemporaneidade

Autores

  • André Luis Mourão de Uzêda UFRJ

Resumo

A escolha do objeto de estudo do seguinte ensaio -- pensar o gênero crônica
considerando-se as condições de produção e recepção veiculadas à cultura da imagem e da mídia na contemporaneidade -- surgiu após um semestre de intensas provocações em uma disciplina teórica que pensava os tênues limites presentes na relação entre literatura, imagem e mídia durante um semestre no Mestrado em Ciência da Literatura. Fugindo da proposta final apresentada pela Professora Dra. Martha Alkimin de recorrermos à produção de contos contemporâneos para articularmos as questões levantadas pelo curso, optei pelo trabalho com as crônicas pelo meu envolvimento com o gênero em minha dissertação de mestrado. Tomando o cuidado de não tornar este ensaio um quebra-cabeça de peças encaixadas aleatoriamente sem configurar uma imagem nítida e precisa com o mero intuito de avançar em minha pesquisa de dissertação, optei pelo estudo das crônicas sobretudo por acreditar ser possível contribuir ao debate que se estabelece na relação entre literatura, imagem e mídia a partir de um estudo consistente do gênero, imagético e midiático por excelência.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. “O que é o contemporâneo?”. In: O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009

AUERBACH, Erich. “Epílogo”. In: Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BAUDRILLARD, Jean. Senhas. Rio de Janeiro: Difel, 2001.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

CANDIDO, Antonio. “A vida ao rés do chão”. In: CANDIDO, Antonio et al. A crônica: o gênero, sua fixação e suas transformações no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1992.

CHALHOUB, Sidney et al. “Apresentação”. In: CHALHOUB, Sidney et al (org.). História em cousas miúdas. Campinas: Editora Unicamp, 2005.

DÉBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Projeto Periferia, 2003. Disponível em PDF em <http://www.geocities.com/projetoperiferia>

GÓES, Fred. “Fred Góes: Entrevista concedida a André Uzêda e Luciana Maline para o Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea”. In: Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea. Vol. 4. Rio de Janeiro: Editora Torre, 2011.

NEVES, Margarida de Souza. “História da crônica. Crônica da história”. In:RESENDE, Beatriz (org.). Cronistas do Rio. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.

RESENDE, Beatriz. “Introdução: o Rio de Janeiro e a crônica”. In: RESENDE, Beatriz (org.). Cronistas do Rio. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.

SANTOS, Joaquim Ferreira dos (org). As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

SCHOLLHAMER, Karl Erik. Além do visível: o olhar da literatura. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.

_____. “À procura de um novo realismo: teses sobre a realidade em texto e imagem hoje”. In: OLINTO, H. K.; SCHLLHAMER, K. E. (org.). Literatura e mídia.

Rio de Janeiro: Editora Puc-Rio; São Paulo: Loyola, 2002.

_____. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

ZILBERMAN, Regina. “Apresentação”. In: BRITO, Ronaldo Correia de. Crônicas para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

Downloads

Publicado

2017-04-01