Crônicas a pincel e tinta

Autores

  • Ricardo Alexandre Rodrigues UFRJ

Resumo

Reúnem-se aqui apontamentos derivados de reflexões e estudos sobre alguns temas constitutivos da noção de brasilidade, hoje desenhada no idioma e na miscigenação cultural. No amplo horizonte desses estudos, optou-se por trazer ao debate matizes da diversidade cultural brasileira, através de um conjunto de imagens que tiveram, no âmbito da criação artística, o compromisso de registrar um cenário ainda desconhecido. O tom destas reflexões foi dado pelos trabalhos de três artistas estrangeiros que vieram ao Brasil, no período em que se efetuava a transmigração da família real portuguesa: Rugendas, Debret e Taunay, lembrados por registrarem em aquarelas os hábitos da população no espaço público. Cada qual com suas temáticas preferidas e doses de ironia compõem crônicas a pincel e tintas que narram cenas do Rio de janeiro no século XIX. O conjunto das imagens analisadas oferece, portanto, fulgurações da noção de brasilidade que será consolidada no século seguinte.

Referências

BANDEIRA, Júlio & XEXÉO, Pedro Martins Caldas. & CONDURU Roberto. A Missão Francesa. Editora Sextante: Rio de Janeiro, 2003.

CONDURU, Roberto. Araras Gregas. In: 19&20 - A revista eletrônica de DezenoveVinte. Volume III, n. 2, abril de 2008.

DAMATTA, Roberto. “A casa, a rua e o trabalho” in: O que é o Brasil? Editora Rocco: Rio de janeiro, 2003.

Missão Artística Francesa e Pintores Viajantes. Fundação Casa França-Brasil. 1990.

SIQUEIRA, Vera Beatriz. Redescobrir o Rio de Janeiro. In: 19&20 - A revista eletrônica de DezenoveVinte. Volume I, no 3, novembro de 2006.

Downloads

Publicado

2017-04-02