A memória do narrador em O Arrebatamento de Lol. V. Stein

Autores

  • Maria Sílvia Antunes Furtado UFRJ/UEMA

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar alguns aspectos do memorialismo literário, mais precisamente as suas particularidades no romance do século, XX. Para fins de delimitação do escopo deste artigo, o estudo se restringirá à análise dos aspectos da memória do narrador em “O deslumbramento de Lol. V. Stein”, de Marguerite Duras.

Palavras-chave: Escrita, memória, literatura francesa.

Referências

BARTHES, Roland. O grau zero da escrita. Trad. Maria Margarida Barahona. Lisboa: Edições 70, 1989.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Sobre alguns temas em Baudelaire. Trad. José Carlos Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. 2 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

CAMARGO, Flávio Pereira. A mitologia da memória literária: a memória voluntária e involuntária em Proust. In: REVELLI -- Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas. V. 1, n. 1, março de 2009.

COSTA FERNANDES, Ronaldo. O narrador do romance e outras considerações sobre o romance. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1996.

____________ . O ciúme e o nouveau roman, de Allain Robe-Grillet. Artigo da página http://www.revista.agulha.nom.br/rcfernandes1.html capturada em 06/08/2007.

CHEMAMA, Roland (org). Dicionário de Psicanálise. Trad. Francisco Franke Settineri. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

DURAS, Margurite. O deslumbramento de Lol. V. Stein. Trad. Ana Maria Falcão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.

___________. Escrever. Trad. Rubens Figueiredo. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

FREUD, Sigmund. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. A interpretação dos sonhos [1900]. 2ª ed. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1989.

KRISTEVA, Júlia. O sol negro: depressão e melancolia. A doença da dor. Trad. Carlota Gomes. 2 ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.

LACAN, Jacques. Escritos. O estágio do espelho como formador da função do eu tal como nos é revelada na experiência analítica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

___________. Outros escritos. LACAN, Jacques. Homenagem a Marguerite Duras pelo arrebatamento de Lol. V. Stein. Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

LEBELLEY, Frédérique. Marguerite Duras: uma vida por escrito. Trad. Uéliton de Oliveira e Vilma de Katinszky. São Paulo: Editora Página Aberta, 1994.

MÜLLER, Andrea Correa Paraiso. Tendências da literatura do século XX em Marguerite Duras. Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR. Uniletras, volume 26, 2004.

OLIVEIRA, Luís Inácio. Do canto e do silêncio das sereias: um ensaio à luz da teoria da narração de Walter Benjamin. São Paulo:EDUC, 2008. (Originalmente apresentado como Dissertação de Mestrado, Filosofia, 2005/ PUC-SP.

PARAÍSO, Andrea Correa. Marguerite Duras e os possíveis da escritura: a incansável busca. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

SOARES, Angélica. Transparências de memória: diálogos com a poesia brasileira contemporânea de autoria feminina. Florianópolis: Editora Mulheres, 2009.

______________________. Anotações do Curso Memória e Literatura, ministrado no Curso de Doutorado em Ciência da Literatura. São Luís (MA), 2010.

Downloads

Publicado

2012-09-01

Edição

Seção

Artigos