Reprodução de Desigualdades nos Resultados Educacionais: O Caso do Ensino Superior Brasileiro.
Resumo
A partir da primeira década dos anos 2000, o Brasil viveu uma intensificação da expansão do ensino superior, acompanhado de uma tentativa de diversificação do sistema. Entretanto, pesquisas prévias indicam que a ampliação desse nível de ensino não representa necessariamente maior igualdade de acesso para diferentes grupos sociais. Ainda que estudos anteriores sobre o tema no Brasil sejam importantes para entender padrões de ocupação dos cursos, eles não costumam levar em consideração um fator essencial: o desempenho do estudante. Dessa forma, este estudo é sociologicamente relevante porque acrescenta uma variável às características socioeconômicas do aluno, o desempenho, que é fundamental para entender as dinâmicas da ocupação das vagas do ensino superior brasileiro.Downloads
Publicado
2019-03-13
Edição
Seção
Artigos
Licença
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o autor automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os editores, uma vez que a Revista Habitus é gratuita e não remunera de forma alguma seus colaboradores. Caso o autor tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Habitus - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Habitus, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).