Livros Didáticos de Sociologia: o desafio da recontextualização.
Abstract
Este artigo se trata de uma pesquisa comparativa (VITALE, 2015; LE BIANIC, DE VERDALLE, VIGOUR, 2012) entre duas obras didáticas brasileiras de Sociologia, uma voltada para o Ensino Médio e outra para o Ensino Fundamental. O objetivo é contribuir com a discussão sobre o desafio da recontextualização pedagógica (BERNSTEIN, 1996; DESTERRO, 2016; MAÇAIRA, 2017) das Ciências Sociais no Brasil, bem como as lacunas dos Livros Didáticos de Sociologia para o Ensino Médio, apontadas pelos avaliadores no Guia das últimas três edições do PNLD em que a disciplina esteve inserida (BRASIL, 2012, 2015, 2018). Para tanto, é apresentado um breve panorama sobre a discussão relacionada à Sociologia do currículo e o ensino de Sociologia, e a análise comparativa entre as obras selecionadas.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o autor automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os editores, uma vez que a Revista Habitus é gratuita e não remunera de forma alguma seus colaboradores. Caso o autor tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Habitus - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Habitus, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).