Novos projetos e os dilemas da sala de aula: como melhorar o desempenho dos alunos?
Abstract
Este estudo tem como objetivo refletir sobre as estratégias propostas por professores de uma escola estadual do Rio de Janeiro a fim de melhorar o desempenho dos alunos na sala de aula. A partir deste estudo de caso busco compreender as representações de alunos e professores sobre a escola, o processo de aprendizagem, a repetência e o acesso ao ensino superior. A observação participante em diversas salas de aulas possibilitou o acompanhamento e a análise de dois projetos pedagógicos desenvolvidos nesta escola, que servem como base para a reflexão a respeito dos impactos das expectativas dos professores sobre o rendimento dos estudantes.Downloads
Published
2015-07-15
Issue
Section
Artigos
License
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o autor automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os editores, uma vez que a Revista Habitus é gratuita e não remunera de forma alguma seus colaboradores. Caso o autor tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Habitus - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Habitus, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).