Cidadania e desnaturalização: sentidos atribuídos ao ensino de sociologia na educação básica
Abstract
A sociologia tornou-se disciplina obrigatória no Ensino Médio no Brasil em 2008 por meio da lei 11.684/08. No âmbito da pesquisa na qual este artigo se insere, foram feitas entrevistas com professores da rede estadual de ensino que lecionam a disciplina na cidade do Rio de Janeiro. O intuito da presente pesquisa foi descobrir os sentidos por eles atribuídos à sociologia no Ensino Médio. Este artigo é o resultado da análise dos conteúdos dessas entrevistas tendo como referência os documentos oficiais (OCN, PCNEM e LDB) e a literatura sociológica sobre o tema.Downloads
Published
2015-07-15
Issue
Section
Artigos
License
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o autor automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os editores, uma vez que a Revista Habitus é gratuita e não remunera de forma alguma seus colaboradores. Caso o autor tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Habitus - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Habitus, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).