A influência do ambiente acadêmico sobre os trabalhadores do IFCS
Résumé
Este trabalho se propôs a investigar se o ambiente acadêmico pode interferir positivamente nas ambições educacionais e no consumo cultural de trabalhadores de uma instituição educacional, contribuindo para uma educação idealmente mais abrangente. O trabalho de campo foi realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro IFCS/UFRJ, através de entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais que trabalham como assistentes administrativos, bibliotecários, seguranças patrimoniais, auxiliares de serviços gerais e operadores de fotocopiadoras. Utilizando a teoria do habitus desenvolvida por Bourdieu como aporte teórico, verificou-se que a convivência com o “ambiente acadêmico” afeta estes operadores periféricos, fazendo com que incrementem o seu consumo cultural e demonstrem um desejo pelo crescimento da sua escolarização.Téléchargements
Publié-e
2015-07-15
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o autor automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os editores, uma vez que a Revista Habitus é gratuita e não remunera de forma alguma seus colaboradores. Caso o autor tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Habitus - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Habitus, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).