Atenção e engajamento discente em situações de sala de aula
Abstrakt
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a coordenação entre professores e alunos em sala de aula e seus engajamentos em uma situação de aprendizagem. Para tanto, foco nas qualificações da atenção dos alunos elaborada pelos professores, retomando a perspectiva de William James. Minha análise ainda foi fortemente influenciada pelas contribuições de Erving Goffman e do situacionismo metodológico (JOSEPH, 2000). Descrevo os momentos em que os alunos se envolvem na situação da aula e apresento as competências que os professores acionam para captar suas atenções. As observações foram realizadas em três contextos escolares na cidade de Campos dos Goytacazes, região Norte-fluminense, a partir de minha condição de estagiário do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense.Pobrania
Opublikowane
2018-06-11
Numer
Dział
Artigos
Licencja
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o autor automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os editores, uma vez que a Revista Habitus é gratuita e não remunera de forma alguma seus colaboradores. Caso o autor tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Habitus - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Habitus, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).