Revisitando Campos de outrora: exercícios de comparação etnográfica a partir da obra de C. Wagley e E. Galvão sobre os Tapirapé e Tenetehara.
Resumo
Enfocando as produções textuais de Charles Wagley e de Eduardo Galvão sobre as populações Tapirapé e Tenetehara-Guajajara (1940-1949), busca-se entender como as relações ameríndias com não humanos (animais, plantas, espírito,etc.) foram retratadas. Parte-se, portanto, de tema que é importante para a etnologia indígena contemporânea, e reelabora-se o material desses antropólogos dos anos 1940 a fim de se estabelecer uma comparação e possível diálogo entre antropologias de duas épocas distintas.Downloads
Publicado
2015-07-15
Edição
Seção
Artigos
Licença
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o autor automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os editores, uma vez que a Revista Habitus é gratuita e não remunera de forma alguma seus colaboradores. Caso o autor tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Habitus - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Habitus, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).