A homologia entre literatura e cinema: uma ferramenta do não fosso na subjetivação artística em Nelson Pereira dos Santos
Resumo
A problemática central desse trabalho concentra-se em mapear como tem se dado a rede de funcionamento que contribuiu e contribui para a construção da identidade artística do cineasta Nelson Pereira dos Santos, no que tange o campo da literatura até o campo do cinema, realizando uma sociobriografia deste cineasta. A pesquisa cotejará, no processo de construção da homologia Literatura -- Cinema em Nelson Pereira, ao perpassar pela subjetivação artística do mesmo, a possibilidade do não fosso entre sujeito e objeto. Haja vista as décadas de 1950 e 1960 como período de forte imersão desse diretor numa realidade social/político/geográfica que seria, a contento de sua trajetória social, um forte ponto de inflexão para a sua arte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o autor automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os editores, uma vez que a Revista Habitus é gratuita e não remunera de forma alguma seus colaboradores. Caso o autor tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Habitus - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Habitus, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).