Megaeventos como plataforma de promoção do Rio de Janeiro no âmbito global
Resumo
O Rio de Janeiro, após ser escolhido como cidade sede de quatro megaeventos nos últimos nove anos, verificou uma intensificação no recebimento de fluxos financeiros,comerciais, humanos e de informação. O presente artigo busca mostrar que esse contexto propulsionou seu reposicionamento nos mercados nacional e internacional, o que poderia levar, futuramente, a sua ascensão à condição de “cidade global” - segundo termo cunhado por Saskia
Sassen. De acordo com a análise, este processo ocorre devido ao que David Harvey chama de “ajuste espacial”: uma necessidade típica do capitalismo de mudanças espaciais que possam acomodar os fluxos recebidos e enviados por algum lugar, frutos do processo de globalização.
Downloads
Publicado
2017-09-18
Edição
Seção
Artigos
Licença
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o autor automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os editores, uma vez que a Revista Habitus é gratuita e não remunera de forma alguma seus colaboradores. Caso o autor tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Habitus - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Habitus, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).