Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Autor(a) é Doutor(a); Mestre(a); ou mestrando(a) em co-autoria com professor(a) orientador(a).
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou OpenOffice.
  • O texto está em fonte Times New Roman, corpo 12; espaçamento entre linhas de 1,5; e sem espaçamento entre parágrafos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), qualquer identificação do(s) autor(es) no corpo do texto deve ser omitida, assegurando assim a avaliação pelos pares cega.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

Diretrizes para Autores

São aceitos:

  • artigos inéditos de 10 a 20 laudas;
  • resenhas críticas de no máximo 5 laudas;
  • traduções de no máximo 15 laudas, com a devida autorização do autor ou editor.

Os números são temáticos, com chamadas específicas; os demais ensaios serão recebidos em fluxo contínuo. Os artigos e as resenhas podem ser redigidos em português, italiano, francês ou espanhol.

As propostas devem ser encaminhadas em arquivos compatíveis com a plataforma Windows; com margens de 3 cm; fonte Times New Roman, corpo 12; espaçamento entre linhas de 1,5; e sem espaçamento entre parágrafos.

Os textos em línguas diferentes da língua utilizada no artigo devem vir traduzidos quando não houver tradução indicada nas referências. As traduções serão de responsabilidade do autor. Os originais, entretanto, deverão constar em nota de rodapé.

Os resumos dos ensaios, em português e em inglês, com cerca de 150 palavras, deverão vir no início do texto, após o título em português e em inglês e serão seguidos de três a cinco palavras-chave, igualmente em português e em inglês.

O(s) nome(s) do autor(es) NÃO deve(m) estar no corpo do texto. Nome, e-mail para contato, filiação institucional e resumo biográfico com a titulação mais alta, deverão ser informados no sistema, quando da submissão.

As tabelas serão numeradas consecutivamente, com algarismos arábicos e com títulos.

As ilustrações podem estar no corpo do texto (arquivo não pode ultrapassar 2MB) ou ser apresentadas à parte, em imagem nos formatos: .bmp, .gif, .ipg, .jpg, .cdr, .pcx, ou .tiff., com resolução mínima de 300 dpi.

Chamamos sua atenção para o respeito aos direitos autorais dos textos citados e das imagens reproduzidas. Só poderão ser publicadas imagens contendo a devida autorização do autor da obra original ou de quem detiver seus direitos.

Será exigida, no caso de traduções, uma autorização do autor do texto original quando este não for de domínio público.

De acordo com o formato da revista, há dois tipos de nota: a) notas explicativas, que só devem ser usadas quando absolutamente necessárias e devem figurar no rodapé da página, com alinhamento justificado, em corpo 10, com espaçamento simples; b) notas bibliográficas, referentes aos textos citados, que devem vir entre parênteses no corpo do texto, contendo o sobrenome do autor, data de publicação e o número da(s) página(s), como no exemplo: (Caldas, 2007, p. 86-88).

Não devem ser utilizadas notações como idem ou ibidem.

As citações de até três linhas deverão vir entre aspas junto ao texto, seguidas da referência entre parênteses. Citações com mais de três linhas virão destacadas, em um novo parágrafo, com recuo de 4 cm, sem aspas, corpo 11, espaçamento simples, seguidas da referência entre parênteses, como no exemplo: (Caldas, 2007, p. 86-88).

Lembramos que recentemente a ABNT atualizou a norma NBR 10520.

As referências virão no final do artigo; devem conter apenas os livros e artigos mencionados ou citados no artigo, segundo as normas da ABNT. Deverão ser indicados os nomes dos tradutores, caso seja uma obra traduzida. Livros e/ou artigos de um mesmo autor deem vir em ordem decrescente de data e caso haja coincidência de data, acrescentar letras ao ano, seguindo, nesse caso, a ordem alfabética do título.

 

Exemplo:

HARAWAY, Donna. Antropoceno, Capitaloceno, Plantationoceno, Chthuluceno: fazendo parentes. Trad. Susana Dias, Mara Verônica e Ana Godoy. ClimaCom – Vulnerabilidade [online], Campinas, ano 3, n. 5, n.p., 2016a. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/antropocenocapitaloceno-plantationoceno-chthuluceno-fazendoparentes/. Acesso em 27 jul. 2022.

HARAWAY, Donna. Staying with the trouble. Durham: Duke University Press, 2016b.

- Para livros, deve-se seguir o seguinte formato: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor por extenso. Título do livro em itálico. Local de publicação: Nome da editora, data de publicação.

Incluir, entre o Título do livro e o Local de publicação, o número da edição, quando não for a primeira [Exemplo: 3. ed.].

Quando ocorre o caso de repetição de títulos do mesmo autor, deve ser mantido o nome do autor a cada título.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Trad. Roberto Leal Ferreira. 2. Ed. São Paulo: Papirus, 1997.

RICOEUR, Paul. A ideologia e a utopia. Trad. Sílvio Rosa Filho e Thiago Martins. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

Capítulos de livros deverão vir em redondo, após o nome do autor. Em seguida virá In: seguido do nome do autor do livro (mesmo que seja o do autor do capítulo), Local de publicação: Nome da editora, data de publicação, intervalo de páginas do capítulo.

FERREIRA, Luciana da Costa. A popularização das sátiras de Emílio de Menezes. In: QUELHAS, Iza; JONES, Irineu Eduardo (orgs.). Papéis efêmeros, explorações permanentes. São Paulo: Livre Expressão, 2014, p. 54-64.

BLOOM, Harold. Shakespeare, centro do cânone. In: BLOOM, Harold. O cânone ocidental. Trad. Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010, p. 63-102.

- Para artigos, deve-se seguir o seguinte formato:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor por extenso. Título do artigo, Nome do periódico em itálico. Local de publicação, volume do periódico, número do periódico, páginas em que está presente o artigo, data.

AUGUSTO, Paulo Roberto Peloso. Pianistas, pianeiros e o tango brasileiro na Belle Époque carioca: 1870-1920. Interfaces. Rio de Janeiro, v. 2, n. 21, p. 46-61, jul.-dez. 2014.

Documentos eletrônicos devem sempre ser referidos com a data de acesso.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.