Edições anteriores
-
Emaranhados, tramas e escutas: práticas artísticas para resistir e agir em meio ao Antropoceno
v. 33 n. 2 (2023)Revista do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
-
Revista INTERFACES
v. 33 n. 1 (2023)Revista do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro
-
Revista INTERFACES
v. 32 n. 2 (2022)1922. Bem mais do que uma Semana: rupturas, releituras, parangolés
-
Prêmios: querelas e consagrações
v. 31 n. 2 (2021)O presente número da Revista interFACES reúne, em seu dossiê temático Prêmios: querelas e consagrações, artigos que lançam um olhar renovado sobre a formação de cânones ligados às distinções consagradoras, investigando a relação entre instituições, instâncias de produção (laureados ou postulantes) e instâncias de difusão e/ou de recepção. Trata-se de observar os prêmios atribuídos nas Letras e nas Artes não somente como indicadores da importância de uma obra para a área, mas também como instrumento de legitimação do laureado junto a seus pares. Os discursos que cercam os prêmios, no que lhes concerne, revelam alianças e querelas ligadas a valores norteadores de seu campo de produção, por vezes abrangendo o âmbito político e econômico. A atribuição de prêmios e o funcionamento das instituições que os concedem muitas vezes chamam a atenção da imprensa, atenta às novidades aos escândalos que os cercam. Além disso, muitas vezes os prêmios mobilizam meios de reprodução e de difusão cada vez mais modernos da obra laureada, movimentando somas significativas dinheiro. Em alguns casos é possível igualmente perceber fenômenos midiáticos ligados à atribuição de um prêmio, abarcando adaptações da obra, composição ou ideia laureada e a transformação de autores, artistas, músicos ou idealizadores em figuras célebres. Nesse sentido, abre o volume um conjunto de textos que apresentam prêmios de projeção nacional ou internacional, oferecendo um panorama de distinções ligadas ao mundo das Letras e das Artes ao longo do século XX e primeiras décadas do século XXI. A sessão Varia agrupa artigos que se voltam, de maneira geral, para o século XIX. Esse momento de efervescência mundo das Letras e das Artes seduziu três pesquisadores cujos artigos reunidos neste número da Revista interFACES estimulam a reflexão, apontando para caminhos teóricos originais em diferentes desdobramentos críticos.
-
Escolas, academias, grupos literários e artísticos
v. 30 n. 2 (2020)Vista como um ato solitário e fruto de inspiração, a criação artística e intelectual é comumente uma ação de grupos. O processo de criação, seja ele musical, arquitetônico, literário ou artístico compreende momentos de discussão, testagem, pré-difusão envolvendo associações de afinidades. Por vezes, a criação ocorre por meio de projetos institucionais; em outras ocasiões, expressa o descontentamento com o status quo e as estéticas dominantes. Assim, são criadas escolas e academias, grupos literários e artísticos que buscam a manutenção dos gostos vigentes ou suas renovações.
Este número da Revista Interfaces acolhe artigos que, recusando a imagem romântica do “gênio” criador, tratem desses espaços de coletividade envolvidos na criação intelectual ou artística; que abordem grupos menos ou mais organizados que, ao longo da história, buscaram renovar a música, a arquitetura, a literatura e as artes; e que investiguem os agrupamentos em torno de uma estética ou de um projeto de feição artística e cultural.