v. 30 n. 2 (2020): Escolas, academias, grupos literários e artísticos

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Vista como um ato solitário e fruto de inspiração, a criação artística e intelectual é comumente uma ação de grupos. O processo de criação, seja ele musical, arquitetônico, literário ou artístico compreende momentos de discussão, testagem, pré-difusão envolvendo associações de afinidades. Por vezes, a criação ocorre por meio de projetos institucionais; em outras ocasiões, expressa o descontentamento com o status quo e as estéticas dominantes. Assim, são criadas escolas e academias, grupos literários e artísticos que buscam a manutenção dos gostos vigentes ou suas renovações.

Este número da Revista Interfaces acolhe artigos que, recusando a imagem romântica do “gênio” criador, tratem desses espaços de coletividade envolvidos na criação intelectual ou artística; que abordem grupos menos ou mais organizados que, ao longo da história, buscaram renovar a música, a arquitetura, a literatura e as artes; e que investiguem os agrupamentos em torno de uma estética ou de um projeto de feição artística e cultural.

Publicado: 12/28/2020

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