Crítica acerca do individualismo no campo do design

Autores

  • Paulo Vieira da Silva Magalhães Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio)
  • Alberto Cipiniuk Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio)

Palavras-chave:

Identidade, Autoria, Campo do Design

Resumo

No presente trabalho realizamos a crítica do individualismo no Campo do Design. Defendemos que tal noção tem como serventia social a produção e manutenção do trabalho alienado e, consequentemente, de um trabalhador (o designer) ensimesmado, que crê que a tomada de decisão sobre a forma (estética) do artefato industrial é propriedade sua, que é autor (no sentido de autoridade) total de seus projetos, não percebendo que quem possui tal tomada de decisão final é quem é dominante dos meios de produção, qual seja, o burguês dono de fábricas ou indústrias. Além disso, adotamos a noção de que o Campo do Design tem sua origem no Campo da Arte, nos seus valores tradicionais. Logo, realizamos um pequeno estudo propedêutico histórico, sociológico e filosófico sobre este campo. O trabalho tem por finalidade uma compreensão histórico-social principalmente no período da Renascença, apesar de sabermos que desde a Antiguidade tal tema já era debatido filosoficamente. Também será realizado um estudo de cunho histórico-social sobre a individualização do trabalho do designer na sociedade industrial moderna.

Biografia do Autor

Paulo Vieira da Silva Magalhães, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio)

Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) como bolsista do CNPq (2020). Bacharel em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (2014). Cursou, como aluno especial, a disciplina Design Autoral no Curso de Mestrado em Artes Visuais da UFPel durante o segundo semestre de 2016. Atualmente cursa Doutorado em Design na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Alberto Cipiniuk, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio)

Possui Licenciatura com Habilitação Plena em História da Arte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Filosofia Estética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Filosofia e Letras - Université Libre de Bruxelles (1990). Professor Associado e aposentado do Departamento de Teoria e História da Arte do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto e Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: campo do design, design, historia social da arte, comunicação visual e representação social da imagem. Líder de grupo de pesquisa registrado no Diretório do CNPq.

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Publicado

12/28/2020