Materialidade do livro como convite à criação
Palabras clave:
processo de criação, materialidade, livro ilustrado, fazer artístico, coletivo.Resumen
O que descobrimos quando criamos livros? Quais os possíveis caminhos para a criação? O que podemos aprender nesta experiência do “fazer”? Este artigo discute o processo de criação de livros que acontece em um coletivo, durante proposta de aula do curso de pós-graduação “O livro para a infância”, n’A Casa Tombada/SP. Trago como referências livros ilustrados, livros para a infância e todo e qualquer livro, tendo como recorte o olhar para a sua materialidade, questionando como o objeto, seu design gráfico, formatos e tamanhos participam da narrativa. É a partir deste dispositivo: os materiais, que também apresento como caminhos, ou “trilhas” para a criação artística, em que o contato com as texturas, linhas e papéis, por exemplo, podem funcionar como “faíscas”, ou dispositivos para a feitura do livro. Para dialogar com essas questões, trago autoras e autores como Edith Derdyk, Cecília Almeida Salles, Ulises Carrión, John Dewey e as vozes dos estudantes que são fundamentais para a tessitura deste texto.
Descargas
Citas
CARRIÓN, Ulises. A Nova Arte de Fazer Livros. Tradução de Almir Brito Cadôr. Belo Horizonte: C/Arte, 2011.
CAVALCANTI, Moema; MELO, Chico Homem de Melo; MATSUSHITA, Raquel; MASSARO, Silvia. Moema Cavalcanti: Livre para voar. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2019.
CLARK, Lygia. Lygia Clark. Textos de Lygia Clark, Ferreira Gullar e Mário Pedrosa. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1980.
COSTA, Tamiris Maróstica da. Carta escrita durante a disciplina de pós-graduação O livro para a infância. São Paulo, 2019.
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2010.
DERDYK, Edith. A narrativa nos livros de artista: por uma partitura coreográfica nas páginas de um livro. Pós – Revista do Programa de pós-graduação em artes da EBA/UFMG. Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 164-173, maio 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15439>. Acesso em 30 mar. 2019.
DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
KNOBEL, Keila. Carta escrita durante a disciplina de pós-graduação O livro para a infância. São Paulo, 2018.
LAGO, Angela. Cena de rua. Belo Horizonte: RHJ, 1994.
LAGO, Angela. Cântico dos Cântico. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
LEE, Suzy. Onda. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
LEE, Suzy. Espelho. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
LEE, Suzy. Sombra. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução de Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MELO NETO, João Cabral de. Para a feira do livro. In: MELO NETO, João Cabral de. A educação pela pedra. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.
MELOT, Michel. Livro. Tradução de Marisa Midori Deaecto, Valéria Guimarães. Cotia: Ateliê Editorial, 2012.
Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Editora Melhoramentos Ltda., 2015. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/materialidade/; https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/TRILHA/. Acesso em 07 ago. 2020.
MORAES, Odilon. O livro como objeto e a literatura infantil. In: DERDYK, Edith (org.). Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas. São Paulo: Editora Senac, 2013, p. 159-165.
MUNARI, Bruno. Na noite escura. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
NUNES, Lygia Bojunga. Livro: um encontro com Lygia Bojunga Nunes. 2. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1990.
OLIVEIRA, Laizane Cristina Santos de. Carta escrita durante a disciplina de pós-graduação O livro para a infância. São Paulo, 2019.
PARDINI, Liliana. Carta escrita durante a disciplina de pós-graduação O livro para a infância. São Paulo, 2018.
PESSOA, Fernando. Ficções do interlúdio: poemas completos de Alberto Caeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. Tradução de Antonio Negrini. São Paulo: Summus, 1982.
SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Editora Horizonte, 2006.
SENDAK, Maurice. Onde vivem os monstros. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SILVA, Cristiane Ferreira da. Carta escrita durante a disciplina de pós-graduação O livro para a infância. São Paulo, 2019.
SOUSA, Márcia Regina Pereira de. O livro de artista como lugar tátil. Dissertação de Mestrado. Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O envio dos trabalhos implica a cessão sem ônus dos direitos de publicação, inclusive em versão eletrônica online. Todos os diretos provenientes da venda da revista ficam cedidos à Revista InterFACES. A republicação dos trabalhos deve mencionar a publicação original em Revista InterFACES.