PRORROGAÇÃO CHAMADA PARA DOSSIÊ DO VOLUME 34, Nº 1 (2024)

03/29/2024

Revista Interfaces

Chamada para dossiê do volume 34, nº1 (2024)

Edição Saberes Tradicionais

Submissões até 20 de abril de 2024

 

Saberes e povos tradicionais: o legado da reconstrução ontológica, pluriepistêmica e transcultural

 

Povos de terreiro, comunidades tradicionais de religião de matriz africana (Mãe Beata de Iemanjá, Mãe Stella de Oxóssi), Tumba Juncara (Manuel Ciríaco de Jesus ou Tateto Neludiamungongo), quilombos, contracolonialidade (Nego Bispo, Iaiá Procópia); povos indígenas (Ailton Krenak; Davi Kopenawa, Sandra Benites); povos ciganos (Rodrigo Corrêa Teixeira), entre outros – muitos são os povos e comunidades detentores dos conhecimentos tradicionais que estruturam organizações sociais com modos de vida plurais e libertários, distintos dos modos coloniais aprisionantes das existências e grupalidades não hegemônicas. Grupalidades que reivindicam seus direitos de viver como povos com seus saberes e fazeres próprios, a partir de suas relações éticas, estéticas, políticas e espirituais entre humanos e não humanos, mundo material e imaterial, de agora, do passado e do futuro.

 

Convidamos pesquisadoras(es) das mais diversas áreas a submeter artigos que tratem do tema aqui apresentado e suas implicações na vida contemporânea. 

 

Abaixo sugerimos alguns tópicos de interesse para a atual chamada.

 

  1. Povos tradicionais nas universidades como agentes dos processos de formação e de produção de conhecimento.  
  2. Povos tradicionais e espiritualidade.
  3. Povos tradicionais, cosmologias, epistemologias e metodologias singulares.
  4. Povos tradicionais, meio ambiente e enfrentamento das mudanças climáticas.
  5. Povos tradicionais e seus processos de produção estético-cultural-espiritual.
  6. Concepções sobre corpo e território dos povos tradicionais.
  7. Práticas de enfrentamento contra o racismohistória, movimentos sociais e políticos dos povos tradicionais.

 

 

Receberemos, também, artigos fora da temática em caráter de fluxo contínuo.

As diretrizes da revista e outras informações estão disponíveis em:
https://revistas.ufrj.br/index.php/interfaces/about/submissions#authorGuidelines


Editoras convidadas

Profa. Dra. Marcia Cabral da Costa | Superintendência de Saberes Tradicionais do Fórum de Ciência e Cultura – UFRJ

Profa. Dra. Samira Lima-Costa | Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – UFRJ

Prof. Dr. Abrahão Oliveira Santos | Programa de Pós-graduação em Psicologia – UFF.

 

Editor responsável
Carlos Augusto Moreira da Nóbrega | Escola de Belas Artes – Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ

 

Editores associados
Leonardo Fuks | Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
Maria Clara Amado | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
Maria Lizete dos Santos | Faculdade de Letras – Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ

 

Centro de Letras e Artes 

Universidade Federal do Rio de Janeiro

www.cla.ufrj.br

posgrad@cla.ufrj.br

 

 

-----------------------------------------------------

 

EN

InterFACES Journal

Call for papers for volume 34, number 1 (2024)

Traditional Knowledge Edition

 

Submissions until April 20, 2024

 

Knowledge and traditional peoples: the legacy of ontological, multi-epistemic and transcultural reconstruction

Terreiro peoples, traditional communities of religion of African matrix (Mãe Beata de Iemanjá, Mãe Stella de Oxóssi), Tumba Juncara (Manuel Ciríaco de Jesus or Tateto Neludiamungongo), quilombos, countercoloniality (Nego Bispo, Iaiá Procópia); indigenous peoples (Ailton Krenak; Davi Kopenawa, Sandra Benites); gypsy peoples (Rodrigo Corrêa Teixeira), among others – there are many peoples and communities with traditional knowledge who structure social organizations with plural and liberating ways of life that are different from the colonial ways that imprison non-hegemonic existences and groupings. Groups that claim their rights to live as peoples with their own knowledge and practices, based on their ethical, aesthetic, political and spiritual relationships between humans and non-humans, the material and immaterial world, now, in the past and in the future.

We invite researchers from a wide range of fields to submit articles dealing with the theme presented here and its implications for contemporary life.

Below we suggest some topics of interest for the current call.

 

  1. Traditional peoples in universities as agents in the processes of training and knowledge production.
  2. Traditional peoples and spirituality.
  3. Traditional peoples, cosmologies, epistemologies and unique methodologies.
  4. Traditional peoples, the environment and coping with climate change.
  5. Traditional peoples and their aesthetic-cultural-spiritual production processes.
  6. Traditional peoples' conceptions of the body and territory.
  7. Practices of confronting racism: history, social and political movements of traditional peoples.

 

We will also receive articles outside the theme on a continuous flow basis.

 

The journal guidelines and other information are available at:

https://revistas.ufrj.br/index.php/interfaces/about/submissions#authorGuidelines

 

Guest Editors

Profa. Dra. Marcia Cabral da Costa | Superintendência de Saberes Tradicionais do Fórum de Ciência e Cultura/UFRJ

Profa. Dra. Samira Lima-Costa | Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social/UFRJ

Prof. Dr. Abrahão Oliveira Santos | Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFF.

 

Managing Editor
Carlos Augusto Moreira da Nóbrega | Escola de Belas Artes Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ

 

Associate Editors
Leonardo Fuks | Escola de Música – Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
Maria Clara Amado | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
Maria Lizete dos Santos | Faculdade de Letras – Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ

 

Center for Arts and Letters

Federal University of Rio de Janeiro

www.cla.ufrj.br

posgrad@cla.ufrj.br