Boemia solar: a sociabilidade praiana da bossa nova como uma singular experiência da modernidade
Palavras-chave:
Poética da natureza, Bossa Nova, Canção popular brasileiraResumo
O trabalho almeja realizar uma compreensão da melopoética da Bossa Nova ao entender o etos poético e musical da Bossa Nova como indício de uma experiência em transição decorrente da modernização da vida social e da cultura nacional de meados do século XX. Portanto, entendemos que seus mediadores culturais (compositores, músicos e letristas) puderam usufruir de uma singular sociabilidade praiana na Zona Sul carioca entre os anos 1950 e 1960, a partir da fruição corpórea e contemplativa da paisagem à beira-mar, naquilo que denominamos de “boemia solar”Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: ___. Obras escolhidas – III. Trad. José Carlos Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989, p. 103-149.
______. Experiência e pobreza. In: ___. Obras escolhidas, v. 1. Trad. de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 114-119.
______. O narrador: Observações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, W.; HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W.; HABERMAS, J. Textos escolhidos. Trad. Erwin Theodor Rosenthal. São Paulo: Abril Cultural, 1975, p. 63-81.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. 2. ed. Trad. de P. N. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. Trad. Carlos Felipe Moisés e Ana Maria Ioriatti. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
BERQUE, Augustin. La pensée paysagère. Paris: Archibooks, 2008.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1998, p. 73-79.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1998.
CASTRO, Ruy. Chega de saudade: a história e as histórias da Bossa Nova. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Trad. Ida Alves. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.
CORBIN, Alain. L’emergence du désir du rivage ou la spécifité d’une forme de fascination de la mer. In: ______. Le ciel et la mer. Paris: Bayard, 2005, p. 47-76.
______. O território do vazio: a praia no imaginário ocidental. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
DÉCULTOT, Elisabeth. Peindre le paysage: discours théorique et renouveau pictural dans le romantisme allemand. Paris: Du Lérot, 1996.
FONTE, Bruna. O barquinho vai: Roberto Menescal e suas histórias. São Paulo: 2010.
FRANÇA, Jean Marcel Carvalho. Visões do Rio de Janeiro colonial: antologia de textos (1531- 1800). Rio de Janeiro: José Olympio, 1999.
GASPAR, Claudia Braga (Org.). Orla carioca: história e cultura. São Paulo: Metalivros, 2004.
HAUDENSCHILD, André Rocha Leite. Alegria selvagem: a lírica da natureza em Tom Jobim. São Paulo: Olho d’água, 2010.
HUNTER, David; WHITTEN, Phillip (Org.). Encyclopedia of Anthropology. New York: Harper & Row, 1976.
LAGEISTE, Jérôme. La plage, un objet géographique de désir. Géographie et cultures, Paris, n. 67, p. 7-26, 2009.
MAMMI, Lorenzo. João Gilberto e o projeto utópico da Bossa Nova. Novos Estudos Cebrap, São Paulo: n. 34, p. 63-70, 1992.
MARRACH, Sonia Alem. A arte do encontro de Vinícius de Moraes: poemas e canções em época de mudanças (1932-1980). São Paulo: Escuta, 2000.
MATOS, Maria Izilda Santos de. Âncora de emoções: corpo, subjetividades e sensibilidades. Bauru: Edusc, 2005.
MENESCAL, Roberto. A renovação estética da Bossa Nova. In: DUARTE, Paulo Sérgio; NAVES, Santuza Cambraia. Do samba-canção à tropicália. Rio de Janeiro: RelumeDumará/ FAPERJ, 2003, p. 60-61.
MERLEAU-PONTY, Maurice. A fenomenologia da percepção. 3. ed. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MORAES, Vinicius de. Samba falado: crônicas musicais. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008.
______. O mergulhador. In: COUTINHO, Afrânio (Org.). Vinícius de Moraes: poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1987, p. 337-338.
MOREYRA, Álvaro. A cidade mulher. Col. Biblioteca Carioca, v. 19. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte/Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, 1991.
NAPOLITANO, Marcos. A síncope das ideias: a questão da tradição na música popular brasileira. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.
RICARDO, Sérgio. Quem quebrou meu violão. Rio de Janeiro: Record, 1991. RISÉRIO, Antonio. Caymmi: uma utopia de lugar. São Paulo: Perspectiva, 1993.
SIMMEL, Georg. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Otávio Guilherme (Org.). O fenômeno urbano. São Paulo: Zahar, 1979, p. 26-68.
TREECE, David. Animação suspensa: movimento e tempo na Bossa Nova. ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 17, p. 121-141, jul.-dez. 2008.TUAN, Yu-fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Trad. Livia de Oliveira. São Paulo/Rio de Janeiro: Difel, 1980.
VELHO, Gilberto. A utopia urbana: um estudo de antropologia social. 6. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.