A anorexia: um projeto estético difundido pelas redes sociais

Autores

  • Naiara Souza da Silva

Palavras-chave:

Discurso, Anorexia, Ambiente virtual.

Resumo

Este texto visa a refletir, no âmbito da Análise de Discurso (AD) de tradição pecheuxtiana, como a anorexia, enquanto projeto estético e político materializado por um processo discursivo de autoagressão, se intensifica em um site de rede social. Mais precisamente, busca-se compreender os efeitos de sentido produzidos no contexto cibernético, na medida em que se entende que, nessas condições de produção, a patologia toma outra forma, pois os sujeitos-usuárias escapam do papel de observador passivo e têm a oportunidade de se tornar participante ativo na situação de interação, ou seja, inseridos nesse espaço, eles estabelecem alianças e estratégias de legitimação do seu discurso. Dessa forma, os discursos que circulam na rede corroboram a manutenção e a exacerbação dos pressupostos ideológicos forçados pelo imaginário de um corpo feminino perfeito, seja ele esbelto e esguio, resultantes da cultura em que vivemos, atingindo ferozmente os corpos de tais sujeitos, deixando marcas no corpo empírico, como é o caso da anorexia.

Referências

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral II. Trad. Eduardo Guimarães et alii. Campinas: Pontes, 1989.

COURTINE. Jean-Jacques. Análise do discurso Político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2009 [1981].

ERNST-PEREIRA, Aracy. Corpo e Sujeito: “efeitos” dos cosméticos. Seminário Internacional Fazendo Gênero (Anais). Santa Catarina, 2004, p. 1-6.

FERREIRA, Iris et alii. Eu, eu mesmo e os outros: notas sobre o descentramento e as encenações do self no Orkut. VI Encontro de Estudos Multidisciplinares em cultura – ENECULT. Salvador: BH, 2010. Disponível em: <http://www.cult.ufba.br/wordpress/24677.pdf>. Acesso em: set. de 2015

.

GIACOMOZZ, Andréia. “Juntas Chegaremos à Perfeição”: Representações Sociais da Anorexia no Orkut. Revista eletrônica: Interação em Psicologia, vol. 14, n. 2, p. 221-232, 2010. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/11016>. Acesso em: set. de 2015.

LÉVY, Pierre. O que é virtual. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 2003.

ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 10a. ed. Campinas: Pontes Editores, 2012.

RECUERO, Raquel. Comunidades em Redes Sociais na Internet: Um estudo de uma rede pró-ana e pró-mia. Faro. Valparaiso, vol. 1, n. 2, p. 1-21, 2005. Disponível em : <http://www.ufrgs.br/limc/PDFs/ana_mia.pdf >. Acesso em: set. de 2015.

______. Dinâmicas de Redes Sociais no Orkut e Capital Social. UNIrevista, vol. 1, n.3, jul. 2006. Disponível em: <http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n52/11daCunha.pdf>. Acesso em: set. de 2015.

SILVEIRA JR., Potiguara Mendes da & REIS, Vanessa Alkmin. Vínculos no ciberespaço: websites pró-anorexia e bulimia. Revista FAMECOS. Porto Alegre, n. 39, p. 91-97, ago. 2009. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/5847 >. Acesso em: set. de 2015.

ŽIŽEK, Slavoj. Como ler Lacan. Trad. Maria Luiza X. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

Downloads

Publicado

02/14/2020