Música brasileira: que espelho nos reflete?

Myrlla Muniz Rebouças, Beatriz Duarte Pereira de Magalhães Castro

Resumo


Como resultado da miscigenação de diversas culturas, nascidas aqui ou para cá trazidas, a música do Brasil constitui-se de forma extremamente singular, compondo um retrato da identidade brasileira em construção. Um relato histórico e cultural traçado do ponto de vista de uma musicista, com referências à obra de diversos artistas populares do Brasil, o presente artigo visa problematizar os processos de massificação impressos pela indústria cultural no Brasil em contraste com a defesa de raízes culturais e a sua relação com influências externas.

Palavras-chave


Mistura; Identidade; Influências

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Carlos Drummond de. Canto claro e poemas anteriores. Rio de Janeiro: José Olympio, 1957.

_______. Sentimento do mundo. (1940). In: ___. Antologia Poética. 55a ed. Rio de Janeiro & São Paulo: Record, 2005, p. 154-155.

ANDRADE, Mário. Remate de Males. (1930). In: ___. Poesias Completas. São Paulo: Martins Fontes, 1955. Disponível em: . Acesso em: 18.09.2016

________. Poesias Completas. Ed. Crítica de Ziléia Zanotto Manfio. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da USP, 1987. Disponível em: . Acesso em: 18.09.2016

ANDRADE. Oswald de. Manifesto antropófago e Manifesto da poesia pau-brasil – Correio da Manhã, 18 de março de 1924. Comentário e hipertextos: SOUZA, Raquel R. . Acesso em: 14 jan. 2016

______. Brasil. In: ___. Poesias Reunidas. São Paulo: Gaveta, 1945.

BARSANTE, Cássio Emanuel. Carmen Miranda. Ed. bilíngue inglês/português. Rio de Janeiro: Europa, 1985.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

CARIRY, Rosemberg. Entrevistas sobre Cultura Popular Brasileira. Brasília: Nov. dez. de 2015/ jan. de 2016. Telefone (60min.). Entrevista concedida a Myrlla Muniz. 2016a.

______. Cego Aderaldo: o homem, o cantador e o mito. Fortaleza: Editora SESC-Ce. Circulação restrita. 2016b.

______. Utopias e alquimias, artes barrocas e do povo: um pequeno ensaio sobre o significado cultural do Brasil. In: CAVALCANTE, Maria Juraci Maia et alii (org.). Afeto,razão e fé: caminhos e mundos da história da educação. Coleção História da Educação. Fortaleza: Edições UFC, 2014, p. 313-359.

CASCUDO, Luís da Câmara. Viajando o sertão. Natal: Imprensa Oficial, 1934.

DUMONT, Denise. Entrevista sobre Humberto Teixeira. Brasília: 2015. iPhone (30min.). Entrevista concedida a Myrlla Muniz.

DUNN, Cristopher. Brutalidade jardim: a Tropicália e o surgimento da contracultura brasileira. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

GALVÃO, Bruno Abílio. A ética em Michel Foucault: do cuidado de si à estética da existência. Intuitio – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pósgraduação em Filosofia, PUC-RS . Porto Alegre, vol. 7, n. 1, p.157-168, jun. 2014. DOI : .

GUIMARÃES, César. A paixão segundo Gil e Chico. In: CAVALCANTE, Berenice; STARLING, Heloísa & EISENBERG, José [Org]. Decantando a República v.2: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004, p. 147-154.

LIBRARY OF CONGRESS. “Ca-room-pa-pa.” Trilha sonora do filme Nancy Goes to Rio. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2016.

MARCELO, Carlos & RODRIGUES, Rosualdo. O fole roncou – uma história do forró. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2012.

MIRANDA, Carmen. “Ca-room-pa-pa.” Versão gravada por Carmen Miranda está disponível em: . Acesso em 30 jan.. 2016

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: evolução e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SCOTT, John. Sociologia conceitos-chave. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

SERFERT, Tatiane Andrade. Exceção Cultural. In: Mais definições em trânsito. Centro de Estudos Multidisciplinares da Cultura (CULT), Programa de Pós-graduação Cultura e Sociedade da (FACOM-UFBA). Disponível em: . Acesso em: 26.02.2016.

SOLER, Luiz. As raízes árabes na tradição poético-musical do sertão nordestino. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1978.

SOUZA, Eneida Maria de. Carmen Miranda: do Kitsch ao cult. 2004. In: CAVALCANTE, Berenice; STARLING & Heloísa; EISENBERG, José. (Org.). Decantando a República vol. 2: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004, p. 73-87.

SOUZA, Gilda de Mello. O tupi e o alaúde. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2003.

TINHORÃO, Ramos. Música Popular: um tema em debate. 2a. ed. revista e aumentada. Rio de Janeiro: Editora JCM, [s.d.].

CDs e Discos

GALENO, Bartô. No toca-fita do meu carro, 1998, compact disc.

GIL, Gilberto; NETO, Torquato. Geleia Geral. Tropicália ou Panis et Circencis, 1968, long play.

GONZAGA, Luiz. Vozes da Seca. 50 anos de chão. 1988. 2 long play.

HOLANDA, Chico Buarque de. Pedro Pedreiro. Chico Buarque de Holanda, 1966, compact disc.

______. Cálice. Chico Buarque, 1978, compact disc.

ROSA, Noel. Com que roupa?. Festa no céu, 1930, 78rpm Parlophon.

TITÃS. Comida. Jesus não tem dentes no país dos banguelas, 1987, compact disc.

CDs e DVDs de Myrlla Muniz

MUNIZ, Myrlla. Pedra Rara. Brasília & Fortaleza: Torre da Lua, 2002, compact disc.

______. O Leite das Baleias, Outros Sertões. Brasília & Fortaleza: Torre da Lua, 2003, compact disc.

______. Melodias Sentimentais. Brasília & Fortaleza: Torre da Lua, 2003, compact disc.

______. Notícias do Brasil. Brasília & Fortaleza: Torre da Lua, 2005, compact disc.

______. Doze canções de Amor e um poema Desesperado. Brasília & Fortaleza: Torre da Lua, 2009, compact disc.

______. O Romance de Lindalva e Cirino. Brasília & Fortaleza: Torre da Lua, 2010, compact disc.

______. Notícias do Brasil, Brasília & Fortaleza: Torre da Lua, 2011, DVD.

______. Biblioteca de Selestat. Brasília & Fortaleza: Torre da Lua, 2016, compact disc. (em produção)

______. Flor do Mandacaru. Brasília & Fortaleza: Torre da Lua, 2016, DVD. (em produção)


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 interFACES