Violência urbana: as barreiras isolam o edifício residencial

Autores

  • Luiz Antonio Ferreira das Neves Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Palavras-chave:

Rio de Janeiro, Violência, Arquitetura do medo

Resumo

O crescente índice dos atos de violência urbana gera, na sociedade atual, uma procura descomedida pelo desenvolvimento e utilização de dispositivos e técnicas com o propósito e a meta de afiançar a integridade do indivíduo e da propriedade. Não apenas os costumes corriqueiros ajuízam esta atmosfera de pânico. As formas das habitações e da própria cidade também são modificadas em função desse fato já assinalado por emblemas que comprovam a sensação da insegurança dos habitantes das cidades marcadas por paisagens de muralhas, fossos, arames farpados, lanças e seteiras. Não se trata de castelos medievais como a imagem pressuponha, mas de edifícios e casas do urbano contemporâneo.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

______. Confiança e medo na cidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de Muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: Ed. 34/Edusp, 2000.

CASTRO, Rafael Barreto de. Redes e vigilância: uma experiência de cartografia psicossocial. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008. (Dissertação de Mestrado).

DA MATTA, Roberto. As raízes da violência no Brasil; reflexões de um antropólogo social. In: PAOLI, Maria Célia et alii. A violência brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 11-44.

ENZENSBERGE, Hans-Magnus. Luxo de onde vem para onde vai. Folha de São Paulo, 30/3/97, p. 6. (Caderno Mais).

FERRAZ, Sonia M. Taddei. Arquitetura da violência: morar com medo nas cidades. Quem tem medo de que e de quem nas cidades brasileiras contemporâneas? Disponível em:

<http://br.monografias.com/trabalhos/arquitetura-violencia-cidades-contemporaneas/arquitetura-violencia-cidades-contemporaneas.shtml>. Acesso em: 10 jan 2016.

HAESBAERT, Rogério. E Foucault continua provocando os geógrafos... GEOgraphia. Niterói, vol. 10, n. 19, p. 154-159, 2008.

HILLMAN, James. Cidade e alma. São Paulo: Studio Nobel, 1993.

JACOBS, Janes. Morte e vida nas grandes cidades. 2. ed. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2001.

LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. São Paulo: UNESP, 1998.

PIRONDI, Ciro. Sob o signo do medo. Trip, n. 158, p. 78-79, jul. 2008.

RIO DE JANEIRO, Prefeitura da Cidade do. Distribuição da área total construída dos imóveis prediais, segundo sua utilização, por Áreas de Planejamento (Gráfico n. 426). Rio de Janeiro: Cadastro Imobiliário da Secretaria de Fazenda do Município do Rio de Janeiro, 2000. Disponível em <http://www.armazemdedados.rio.rj.gov.br/>. Acesso em: 23/1/2016.

Downloads

Publicado

02/14/2020