O que é a obra de arte e o que é o museu?

Autores

  • Mariana Estellita Lins Silva

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Obra de arte, Objeto artístico, Museu, Museologia

Resumo

A mudança de paradigma trazida pela arte moderna deflagra um processo de transformação material e filosófica do que possa ser considerado uma obra de arte. No âmbito da arte contemporânea, surgem obras efêmeras, perecíveis, relacionais ou que, de diversas maneiras, problematizam o suporte físico. A instituição museológica, tradicionalmente dedicada ao tratamento técnico de objetos materiais, precisa reavaliar sua prática para corresponder às demandas das linguagens que surgem. Nesse sentido, três mecanismos são utilizados: o registro, para obras que se desenvolvem e acabam em um determinado intervalo de tempo; o projeto, para aquelas que podem ou precisam ser remontadas por terceiros; e as réplicas, para as obras que precisam ser entregues à manipulação do público ou que demandem substituição de elementos.

Referências

BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. Trad. Rodnei Nascimento. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: ___. Obras escolhidas. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Ed. Brasiliense, vol. 1, 1986, p. 165-196.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. Trad. de Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CAUQUELIN, Anne. Frequentar os incorporais: contribuição a uma teoria da arte contemporânea. Tradução: Marcos Marcionilo. São Paulo: Martins, 2008.

DANTO, Arthur. Após o fim da arte: A arte contemporânea e os limites da história. Trad. Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus/EDUSP, 2006.

FREIRE, Cristina. Poéticas do processo: arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras, 1999.

LIPPARD, Lucy R. & CHANDLER, John. A desmaterialização da arte. Trad. Fernanda Pequeno e Marina P. Menezes de Andrade. Revisão técnica Tadeu Capistrano. Rio de Janeiro: PPGAV/EBA/UFRJ, Arte & Ensaios, n. 25, p. 180-193, 2013.

Internet

Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM: .

Downloads

Publicado

02/14/2020