A Sagração da Primavera – A Construção da Dança na Era Moderna
Palavras-chave:
Ballet, Música, Primavera.Resumo
Este artigo tem como objetivo principal mostrar a radicalidade revolucionária de A Sagração da Primavera tanto no ineditismo da coreografia de Vaslav Nijinsky quanto na música inovadora de Igor Stravinsky, composta especialmente para a companhia Ballets Russes de Serge Diaghilev, no início do século xx. Defendemos a ideia de que, ao subverter a estética da dança cênica ocidental e o plano tradicional de uma partitura, a obra deu origem ao Modernismo. Seu libreto trata de homens e mulheres de comunidades tribais da Rússia pré-cristã manifestando-se em danças ritualísticas para louvar a estação que se aproxima, a primavera. Na floresta, o silêncio e a escuridão antecipam a explosão do que virá; dentre as jovens que ali estão, uma virgem deverá ser escolhida e sacrificada aos deuses em troca da fertilidade da terra. Apesar do tema aparentemente simples, a obra se contrapôs a tudo o que havia sido feito até então. Analisar seus aspectos inovadores é, pois, o cerne deste trabalho.Referências
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