A Sagração da Primavera – A Construção da Dança na Era Moderna

Autores

  • Vera Maria Aragão de Souza Sanchez Universidade Cândido Mendes, RJ.

Palavras-chave:

Ballet, Música, Primavera.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal mostrar a radicalidade revolucionária de A Sagração da Primavera tanto no ineditismo da coreografia de Vaslav Nijinsky quanto na música inovadora de Igor Stravinsky, composta especialmente para a companhia Ballets Russes de Serge Diaghilev, no início do século xx. Defendemos a ideia de que, ao subverter a estética da dança cênica ocidental e o plano tradicional de uma partitura, a obra deu origem ao Modernismo. Seu libreto trata de homens e mulheres de comunidades tribais da Rússia pré-cristã manifestando-se em danças ritualísticas para louvar a estação que se aproxima, a primavera. Na floresta, o silêncio e a escuridão antecipam a explosão do que virá; dentre as jovens que ali estão, uma virgem deverá ser escolhida e sacrificada aos deuses em troca da fertilidade da terra. Apesar do tema aparentemente simples, a obra se contrapôs a tudo o que havia sido feito até então. Analisar seus aspectos inovadores é, pois, o cerne deste trabalho.

Referências

ALMEIDA, Marcus Vinicius. A sagração da primavera ou a sagração de um corpo do artifício. In: Lições de Dança 3. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, s/d.

AZEVEDO, Sonia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BALE, Theodore. Dancing Out of the Whole Earth: Modalities of Globalization in The Rite of Spring. Dance Chronicle nº 31-3, p. 324-369, 2008.

BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. Trad. Leila Perrone Moisés. São Paulo: Cultrix, 1975.

EKSTEINS, Modris. A sagração da primavera: a grande Guerra e o nascimento da era moderna. Tradução de Rosaura Eichenberg. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.

HILL, Peter. Stravinsky: The Rite of Spring. Cambridge: Cambridge U.P., 2000.

HODSON, Millicent. Nijinsky’s crime against grace: Reconstruction Score of the Original Choreography for Le Sacre Du Printemps. New York: Pendragon, 1996.

______. As raízes rituais dos passos clássicos. Homenagem aos Balés Russos. Programa do espetáculo. Theatro Municipal do Rio de Janeiro, junho, 1997, p. 42.

LOPEZ, Ruy Fontana. A construção do balé moderno. Homenagem aos Balés Russos. Programa do espetáculo, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, junho, 1997, p. 6-13.

MARTINEZ, José Luiz. Ciência, significação e metalinguagem: Le sacre du printemps. OPUS – Revista da Associação Nacional de pesquisa e Pós-Graduação em Música – ANPPOM. Campinas: ANPPOM, v. 9, nº 9, p. 87, 2003.

NIJINSKY, Romola (org.). O Diário de Nijinsky. Trad. José Simão. 2a ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1985.

SASPORTES, José. Pensar a dança: a reflexão estética de Mallarmé a Cocteau. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2006.

STRAVINSKI, Igor & CRAFT, Robert. Conversas com Igor Stravinski. Trad. Stella Rodrigo Octavio Moutinho. São Paulo: Perspectiva, 2004.

Downloads

Publicado

02/17/2020

Edição

Seção

Artigos