A Qualidade do Lugar nos Residenciais para Idosos

Autores

  • Siva Alves Bianchi Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ
  • Giselle Arteiro Nielsen Azevedo Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Palavras-chave:

Qualidade do lugar, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Percepção ambiental

Resumo

Tratar da relação entre a qualidade do ambiente construído e envelhecimento no processo de produção do espaço habitacional é o foco deste artigo. A preocupação com a qualidade projetual das Instituições de Longa Permanência para Idosos – ilpis e o baixo conhecimento do arquiteto sobre as deficiências do idoso tornam a pesquisa um tema de relevância social. O trabalho é fruto de uma pesquisa exploratória com base na percepção ambiental e enfoque nas relações pessoa-ambiente e trata de questões de convivialidade, espaciosidade e segurança através da fala dos idosos em duas instituições, na Cidade do Rio de Janeiro. Pretende-se desmistificar a ideia negativa sobre esse tipo de residência e refletir sobre a importância de aspectos como a autonomia e a preservação dos hábitos socioculturais dos usuários para a qualidade dessas residências.

Referências

ALCANTARA, Denise de. Abordagem experiencial e revitalização de centros históricos: os casos do corredor cultural no Rio de Janeiro e do Gaslamp Quarter em San Diego. Rio de Janeiro: PROARQ/FAU/UFRJ, 2008. Tese de doutorado.

ALCANTARA, Denise de; BARBOSA, Alexandre & RHEINGANTZ, Paulo Afonso. Percursos à deriva na investigação do lugar: o caso do corredor cultural. Anais NUTAU. São Paulo: USP, 2006, p. 103-115.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9050 acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Revisão em 28 abr. 2008 2ª Ed. Disponível em: <http://www.mpdft.gov.br/sicorde/NBR9050-31052004.pdf>.

BIANCHI, Siva Alves. Qualidade do Lugar nas Instituições de Longa Permanência para Idosos – Contribuições Projetuais para Edificações na Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PROARQ/FAU/UFRJ, 2013. Tese de doutorado.

CARLI, Sandra Maria M. Perito. Habitação Adaptável ao Idoso: um método para projetos residenciais. São Paulo: FAU/USP, 2004. Tese de doutorado.

COELHO, António Baptista. Qualidade arquitectónica residencial. Rumos e factores de análise. Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil, 2000.

______. Entre a casa e a cidade, a humanização do habitar. Porto: Dafne, jul. 2009. Disponível em: . Acesso em: jul. 2013.

LEE, Terence. Psicologia e meio Ambiente. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.

LEI No 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Política Nacional do Idoso. Brasília. Disponível em: <http://www.sbggrj.org.br/Biblioteca/publicacoes/Politica-Nacional.pdf>.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Estatuto do Idoso. Lei no 10.741, de 1o

de outubro de 2003. Série E, Legislação de Saúde. 1. ed., 2. reimpr. Brasília, 2003. Disponível em: <http://www.sbggrj.org.br/Biblioteca/publicacoes/Politica-Nacional.pdf>. Acesso em: 26 jul. 2010.

RDC no 283, de 26 de setembro de 2005. Resolução da Diretoria Colegiada Anvisa. Disponível em: <http://www.ciape.org.br/resolucao383.pdf>. Acesso em: 26 jul. 2010.

REIS CABRITA, A. M. O homem e a casa: definição individual e social da qualidade da habitação. Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil, 1995.

RHEINGANTZ, Paulo Afonso; AZEVEDO, Giselle Arteiro; BRASILEIRO, Alice.; ALCANTARA, Denise de & QUEIROZ, Mônica. Observando a qualidade do lugar: procedimentos para a avaliação pós-ocupação. Rio de Janeiro: PROARQ/FAU/UFRJ, 2009. <http://www.gae.fau.ufrj.br/arq_pdf/public/obs_a_qua_lugar.pdf>.

RHEINGANTZ, Paulo Afonso & FONSECA, Juliane Figueirdo. Observando a Qualidade do Projeto e do Lugar. Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído, São Paulo, 2009.

RHEINGANTZ, Paulo Afonso & PEDRO, Rosa. Qualidade do lugar e cultura contemporânea: controvérsias e ressonâncias em coletivos urbanos. Rio de Janeiro: PROARQ/FAU/UFRJ, 2012.

SCHWARZ, Benyamin & BRENT, Ruth. Aging, autonomy, and architecture: advances in assisted living. Maryland: The John Hopkins University Press, 1999.

SOMMER, Robert & SOMMER, Barbara. A practical guide to behavior research: tools and techniques. Nova York: Oxford Press, 1997.

VERAS, Renato & DUTRA, Sidney. Perfil do idoso brasileiro: questionário BOAS. Rio de Janeiro: Uerj/UnATI, 2008.

Downloads

Publicado

02/17/2020

Edição

Seção

Artigos