Questões histórico-sociais e de gênero em Jacques, o fatalista, de Denis Diderot

Autores

  • Nilson Adauto Guimarães da Silva Universidade Federal de Viçosa, UFV

Palavras-chave:

Luzes, Enciclopédia, Denis Diderot, Jacques, o fatalista, Violência simbólica

Resumo

Neste artigo, são apresentadas a sociedade de Ancien Régime, na França do século xviii, e a atuação de filósofos e literatos que buscam intervir nas questões da cidade, sem perder de vista a importância da ciência para o estabelecimento de uma nova ordem. A ciência, que eles contribuem para divulgar, lhes dá modelos, objetos e métodos para uma apreensão racional do mundo, o combate às superstições, liberdade para pensar, agir e conhecer. A dúvida metódica cartesiana atinge a política, a moral e a teologia, que são submetidas ao exame crítico. Discute-se a obra de Denis Diderot, atribuindo-lhe o lugar e a função de filósofo: a Enciclopédia ou Dicionário Razoado das Ciências, Artes e Misteres, de que Diderot foi líder e principal empreendedor, divulgou as luzes e combateu a intolerância e o despotismo, confirmando o lugar da reflexão científica e o laço entre ciências da natureza e ciências humanas. Diderot escreveu, também, peças de teatro, romances, contos, diálogos e ensaios, com o intuito de combater a superstição e o preconceito e apresentou uma reflexão aprofundada sobre a escrita romanesca e os tipos de efeito de realidade que ela implica. O relato sobre um casamento singular, inserido no romance de sua autoria Jacques, o fatalista é aqui lido na perspectiva do combate das Luzes, à luz dos conceitos de dominação e violência simbólica de Pierre Bourdieu.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Trad. Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

BRUNEL, Pierre et alli. Histoire de la littérature française. Du Moyen âge au XVIIIe siècle.

Paris: Bordas, 2001.

DIDEROT, Denis. Da interpretação da natureza e outros escritos. Tradução, introdução, notas e posfácio de Magnólia Costa Santos. São Paulo: Iluminuras, 1989

______. Jacques, o fatalista, e seu amo. Tradução, apresentação e notas de Magnólia Costa Santos. São Paulo, Nova Alexandria, 1993.

DIDIER, Béatrice. Jacques le fataliste et son maître, de Diderot. Paris: Gallimard, 1998.

KANT, Emmanuel. Vers la paix perpétuelle et autres textes. Introduction, notes, bibliographie et chronologie par François Proust. Traduction par Jean François Poirier et Françoise Proust. Paris: Flammarion, 1991.

L’ÉNCYCLOPÉDIE OU DICTIONNAIRE RAISONNÉ DES SCIENCES, DES ARTS ET DE MÉTIERS. Textes choisis. Présentation par Albert Soboul. Introduction et notes par Phillippe Goujard. Paris : Éditions Sociales, 1984.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Trad. Iracema Gomes Soares e Maria Cristina Roveri Nagle. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1981.

SANTOS, Magnólia Costa. Introdução. In: DIDEROT, Denis. Da Interpretação da natureza e outros escritos. São Paulo: Iluminuras, 1989, p. 11-22.

TATIN-GOURIER, Jean-Jacques. Lire les Lumières. Paris: Dunod, 1996. Disponível em: <http://www.cles.com/enquetes/article/sartre-et-beauvoir-le-pacte-de-poly-fidelite>. Acesso em 20/06/2014.

Downloads

Publicado

02/17/2020