De Canelas Negras a Promessas de Campeões: O Futebol de Várzea na São Paulo do Início do Século XX

Autores

  • Diana Mendes Machado da Silva Centro Universitário Sant’Anna

Palavras-chave:

Futebol de várzea, Barra Funda, Imigração italiana, Amadorismo, Associativismo

Resumo

Em 1928, foi fundada a Associação Atlética Anhanguera, um clube de futebol de várzea ainda hoje em atividade na cidade de São Paulo. A partir de documentos da associação – atas e depoimentos de associados veteranos –, fontes de imprensa e dados relativos à imigração e urbanização da cidade, o presente artigo procura delinear as bases da prática esportiva e social da comunidade ítalo-brasileira responsável pela organização e estabelecimento do clube. Com foco no período que compreende a fundação da associação, 1928 e o final da década de 1930, busca-se caracterizar uma sociabilidade que combinava laços familiares, vida comunitária e solidariedade. Longe de ser exclusividade da Associação Atlética Anhanguera, esse modo de vivenciar o esporte conferiu singularidade aos clubes populares e ao futebol varzeano, traduzida em imagens de um futebol livre e cheio de talentos durante a formação do campo esportivo na cidade.

Referências

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

FRANCO JUNIOR, Hilário. A dança dos deuses: futebol, sociedade, cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 65.

GAMA, Lúcia. Nos bares da vida: produção cultural e sociabilidade em São Paulo (1940- 1950). São Paulo: Ed. Senac, 1998.

HAAG, Carlos. A cidade dos engenheiros. Pesquisa FAPESP, São Paulo, n. 178, dez. 2010.

HARDMAN, Francisco Foot. Nem pátria, nem patrão!: memória operária, cultura e literatura no Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

HOLLANDA, Bernardo B. Buarque de. O clube como vontade e representação: o jornalismo esportivo e a formação das torcidas organizadas de futebol do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

MARTINS, José de Souza. A aparição do demônio na fábrica: origens do eu dividido no subúrbio operário. São Paulo: Ed. 34, 2008.

Museu da Pessoa. Disponível em: <http://www.museudapessoa.net/_index.php/historia/5284-historia-de-vida?historia=integra>. Acesso em: 11 jan. 2013.

NEGREIROS, Plínio. Resistência e rendição: a gênese do Sport Club Corinthians Paulista e o futebol oficial em São Paulo, 1910-1916. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1992.

SANTOS NETO, José Moraes. Visão de jogo: primórdios do futebol no Brasil. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

SCHPUN, Mônica Raisa. Beleza em jogo: cultura física e comportamento em São Paulo nos anos 20. São Paulo: Senac/Boitempo, 1999.

______. Italianos e italianas em São Paulo no início do século XX. Experiências de imigrantes, práticas urbanas e códigos sexuados. In: ArtCultura, dossiê Relações de gênero e arte. Universidade Federal de Uberlândia, 14, p. 71-81, 2007.

SEABRA, Odete Carvalho de Lima. Urbanização e fragmentação: cotidiano e vida de bairro na metamorfose da cidade em metrópole, a partir das transformações do Bairro do Limão. Tese (Livre-docência em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

SIQUEIRA, Uassyr de. Clubes e sociedades dos trabalhadores do Bom Retiro: organização, lutas e lazer em um bairro paulistano (1915-1924). Dissertação de Mestrado. Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, 2005.

______. Entre maxixes, peladas e palavras de ordem: associações dos trabalhadores paulistanos durante a Primeira República. Revista Esboços. Florianópolis, n. 14, p. 75-86. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/esbocos/article/view/169>. Acesso em: 03 de março de 2012.

Downloads

Publicado

02/17/2020