Configurações corporais

Nizia Maria Souza Villaça

Resumo


Pensar o corpo hoje é pensar suas performances, seus limites, numa visão que o contemple como um dos elementos constitutivos do amplo universo semiótico, dentro do qual se produzem as subjetividades. Nosso propósito é percorrer, tendo como eixo o filme “Hable con ella”, o trajeto de Almodóvar, colocando o foco na representação corporal, partindo de figurinos que tipificam personagens como quase caricaturas, em direção a um movimento que, por meio de roupas fluidas, roupas/peles se aproximam da questão corporal propriamente dita, chegando a intervenções/invenções do tipo cirúrgica: “A pele que habito”.

Palavras-chave


Cinema; Corpo; Moda; Subjetividade; Performance; Almodóvar

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Tradução e apresentação Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2007.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. v. 3. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

FRANK, Arthur W. For a sociology of the body: an analytical review. In: FEATHERSTONE, M., HEPWORTH, M. & TURNER, Bryan. S. (eds.). The body: social process cultural theory. London: Sage Publications, 1993.

GEHLEN, Arnold. Man: His Nature and Place in the World. Trans. Clare McMillan and Karl Pillemer. New York: Columbia University Press, 1988.

GIL, José. Fernando Pessoa ou a metafísica das sensações. Lisboa: Relógio d’Água, s/d.

______. Metamorfoses do corpo. 2ª. ed. Lisboa: Relógio d’Água, 1997.

GUATTARI, Félix. Caosmose: um novo paradigma estético. Trad. Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

LECOQ, Jacques. Le corps poétique: un enseignement de la création théâtrale. Paris: Actes Sud, 1997.

MASSUMI, Brian. The politics of everyday fear. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1993.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Phenomenology of Perception; trans. Colin Smith. London: Routledge and Kegan Paul, 1962.

NAFFAH NETO, Alfredo. As trezentas vozes de Maria Callas. In: Cadernos de subjetividade. v. 5. n. 2. São Paulo: EDUC, 1997.

NAJMANOVICH, Denise. O sujeito encarnado; limites, devir e incompletude. In: Cadernos de subjetividade. v. 5. n. 2. São Paulo: EDUC, 1997.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Trad. Alex Marins. São Paulo: Martin Claret, 2002.

OVERBOE, James. Difference in Itself: Validating Disabled People’s Lived Experience. In: featherstone, Mike & blackman, Lisa (eds.) Body & Society. v. 5, n. 4. Nottingham: Sage Publications, december 1999.

SANTAELLA, Lúcia. O corpo na arte: dos anos 1970 à biocibernética atual. In: Metacorpos. Paço das Artes. São Paulo/Secretaria do Estado de São Paulo, 2003.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

SLATER, Don. Cultura do consumo & modernidade. Trad. Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Nobel, 2002.

TURNER, B. The Body and Society, 2 ed. London: Sage Publications, 1996.

Filmografia

A lei do desejo. Gênero: Drama; Duração: 102 min.; Origem: Espanha; Ano de lançamento: 1987; Direção e Roteiro: Pedro Almodóvar.

A pele que habito. Gênero: Drama suspense; Duração: 117 min.; Origem: Espanha; Ano de lançamento: 2011; Direção e Roteiro: Pedro Almodóvar.

Hable con ella. Gênero: Drama; Duração: 113 min.; Origem: Espanha; Ano de lançamento: 2002; Direção e Roteiro: Pedro Almodóvar.

Kika. Gênero: Comédia dramática; Duração: 114 min.; Origem: Espanha; Ano de lançamento: 1993; Direção e Roteiro: Pedro Almodóvar.

Mulheres à beira de um ataque de nervos. Gênero: Comédia; Duração: 90 min.; Origem: Espanha; Ano de lançamento: 1988; Direção e Roteiro: Pedro Almodóvar.

Quero ser John Malkovich. Gênero: Comédia; Duração: 112 min.; Origem: Estados Unidos; Ano de lançamento: 1999; Direção: Spike Jonze.

Tudo sobre minha mãe. Gênero: Drama; Duração: 101 min.; Origem: Espanha; Ano de lançamento: 1999; Direção e Roteiro: Pedro Almodóvar.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 interFACES