Índios em preto e branco: o corpo indígena, a arte oficial e o discurso político na imprensa carioca no pós-1870

Autores

  • Richard Santiago Costa Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP

Palavras-chave:

Corpo indígena, Discurso político, Academia Imperial de Belas Artes, Imprensa carioca

Resumo

A utilização da figura do indígena como símbolo da nação no Brasil oitocentista, majoritariamente após a Independência, engendrou todo um campo artístico voltado para tal temática, fosse na literatura, fosse nas artes plásticas. Com o Segundo Reinado, D. Pedro II empenhara-se em atrelar o índio à ideia de brasilidade, preconizando que literatos, pintores, historiadores e políticos diversos dedicassem seus métiers para exaltar a pátria personificada pelo gentio. Desse modo, ora seguindo, ora subvertendo as premissas estabelecidas pelo poder constituído, a imprensa do período, na forma de ilustrações com forte apelo satírico, reconfigurava a todo instante a simbologia nacionalista assentada sobre o índio, valendo-se de seu corpo para dar materialidade aos discursos políticos veiculados nos periódicos da corte. Para tanto, o diálogo com a produção visual dos artistas da Academia Imperial de Belas Artes, sobremaneira, principalmente no pós-1870, enriquecia e intensificava o alcance de tais discursos, recortados e analisados neste artigo.

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Periódicos consultados

O Mequetrefe (1875, 1876, 1877, 1878, 1879, 1889)

O Mosquito (1875, 1876)

Revista Illustrada (1877, 1882, 1883, 1884)

Semana Illustrada (1874)

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Publicado

02/17/2020