Comer e ser comida: corpo, gastronomia e erotismo

Autores

  • Fabiano Dalla Bona

Palavras-chave:

Corpo, Erotismo, Gastronomia, Literatura siciliana

Resumo

O presente artigo indaga a erotização do corpo e suas relações com a comida no romance L’assaggiatrice da escritora siciliana Giuseppina Torregrossa. No calor das tardes de agosto sicilianas, Anciluzza, uma dedicada esposa abandonada pelo marido, recria a sua vida e prepara iguarias convidativas que matam a fome dos clientes de sua loja de lembranças e iguarias típicas. Como comerciante, e como pessoa, aprende muito da vida deles e repensa a sua. É uma narrativa de histórias com um fundo trágico, permeadas de abandono e solidão, mas com leveza e sensibilidade. A mulher redescobre também o seu corpo e logo torna-se a vizinha que qualquer um, homens ou mulheres, gostariam de ter. E não só a vizinha, mas também a amante. Ela prepara para seus “clientes” uma sucessão de pratos típicos sicilianos com amor e dedicação, não economizando na sua oferta, como também na oferta de seu próprio corpo. A comida deixa de ser apenas um meio de sustento, mas se torna, ao lado do corpo, a fonte da própria vida.

Referências

ALVES, Rubem & BAUER, Christian. Está na mesa: receitas com pitadas literárias. São Paulo: Papirus, 2005.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad. Cláudia Neves. São Paulo: Arx, 2004.

BAUDRILLARD, Jean. Da sedução. Campinas: Papirus, 1992. bourdieu, Pierre. Le sens pratique. Paris: Minuit, 1980.

BRILLAT-SAVARIN, Anthélme. A fisiologia do gosto. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: sistema totêmico na Austrália. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. Trad. Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

ESQUIVEL, Laura. Íntimas suculências. Trad. Ana Gabriella Villela P. de Macedo. Lisboa: Asa, 1999.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Trad. Maria Theresa da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1999.

HAUCK-LAWSON, Annie. Hearing the Food Voice: an Epiphany for a Researcher. Bowling Green: Bowling Green State University Press. In: Digest: An Interdisciplinary Study of Food and Foodways, v. 12, n. 1-2, p. 6-7, 1992.

LIPOVETSKY, Gilles. Metamorfoses da cultura liberal: ética, mídia, empresa. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003.

MALDAVSKY, David. A contribution to the development of a psychoanalytical methodology for research into language: a systematic study of narration as an expression of sexuality. London. International Journal of Psychoanalysis, nº 84, p. 607-635, 2003.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PRIORE, Mary Del. História do amor no Brasil. São Paulo: Contexto, 2006.

TORREGROSSA, Giuseppina. L’assaggiatrice. Soveria Mannelli: Rubbettino Editore, 2010.

VERDIER, Yvonne. Pour une ethnologie culinaire. L’Homme. Paris: Éditions de l’HESS, Tome 9, nº 1, 1969, p. 49-57

Downloads

Publicado

02/17/2020