Praças, cores e paisagens cariocas segundo Mario Praz

Autores

  • Flora De Paoli Faria

Palavras-chave:

Rio de Janeiro, Praça Paris, Passeio Público, Mario Praz

Resumo

O impacto de luzes da nostálgica Praça Paris possibilita a revisitação de outros espaços do Rio de Janeiro, estabelecendo um diálogo, a partir de Mario Praz, entre os jardins do Passeio Público e da Praça Paris que herdaram, da época em que foram criados, a sensibilidade e a alma artística de seus idealizadores. Esses diferentes jardins possibilitam aos observadores identificar que, desde o início, o paisagismo no Brasil se fundou em paradigmas europeus.

Referências

Andrade, Carlos Drummond de. Rio em flor de janeiro – http://www.memoriaviva.com.br/drummond/poema088.htm, acesso em 28 jan. 2012.

CALIL, Carlos Augusto & BOAVENTURA, Maria Eugenia. (Org.) Livro Involuntário – Literatura, História, Matéria & Modernidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 1993.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LANCIANI, Giulia & TAVIANI, Giuseppe. Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho, 1993.

PRAZ, Mario. Il mondo che ho visto. Milano: Adelphi Edizioni, 1982.

SANTUCCI, Jane. As promenades do Rio de Janeiro: o papel do Passeio Público, Praça Paris e Parque do Flamengo na história da paisagem carioca. Rio de Janeiro. Fau/UFRJ, 2003. Dissertação de Mestrado.

Downloads

Publicado

02/17/2020

Edição

Seção

Artigos