A outra afinação do Mundo: os territórios sonoros

Autores

  • Jorge de La Barre Universidade Federal Fluminense, UFF

Palavras-chave:

Esquizofonia, Desencanto, Idiofônia, Paisagem sonora, Re-encanto, Território sonoro

Resumo

A partir do exemplo de dois filmes da primeira metade dos anos 1990 nos quais a trilha sonora ocupa um papel importante na estrutura narrativa – Until the End of the World, de 1991, e Lisbon Story, de 1994 (ambos dirigidos por Wim Wenders) –, este artigo retoma algumas preocupações refletidas nos trabalhos de Raymond Murray Schafer sobre as paisagens sonoras. Um dos eixos fundamentais do questionamento schaferiano – a sensação de desencanto decorrente da homogeneização dos sons nas cidades modernas – é recontextualizado para uma leitura do mundo sonoro em termos de territórios e de processos de territorialização.

Referências

BULL, M. Sound Moves: iPod Culture and Urban Experience. New York: Routledge, 2007.

ROSSET, C. Le réel: traité de l’idiotie. Paris: Minuit, 1977.

SCHAFER, R. M.The Soundscape: Our Sonic Environment And The Tuning Of The World.

ROCHESTER, Vermont: Destiny Books, 1994.

______. The Tuning Of The World. New York: Knopf, 1977.

TOOP, D. Ocean of Sound: Aether Talk, Ambient Sound and Imaginary Worlds. London: Serpent’s Tail, 1995.

Referências discográficas e filmográficas

Lisbon Story (DVD). Direção de Wim Wenders. Portugal/Alemanha: Madragoa Filmes/

Road Movies Filmproduktion, 1994.

Madredeus. Ainda (CD). EMI Portugal/Valentim de Carvalho, Lda. c1995.

Until The End Of The World (DVD). Direção de Wim Wenders. Alemanha/França/Australia:

Road Movies Filmproduktion/Argos Films/Village Roadshow Pictures, 1991.

Until The End Of The World (CD). Trilha Sonora. Warner Bros/WEA. c1991.

Downloads

Publicado

02/17/2020

Edição

Seção

Artigos