A outra afinação do Mundo: os territórios sonoros

Jorge de La Barre

Resumo


A partir do exemplo de dois filmes da primeira metade dos anos 1990 nos quais a trilha sonora ocupa um papel importante na estrutura narrativa – Until the End of the World, de 1991, e Lisbon Story, de 1994 (ambos dirigidos por Wim Wenders) –, este artigo retoma algumas preocupações refletidas nos trabalhos de Raymond Murray Schafer sobre as paisagens sonoras. Um dos eixos fundamentais do questionamento schaferiano – a sensação de desencanto decorrente da homogeneização dos sons nas cidades modernas – é recontextualizado para uma leitura do mundo sonoro em termos de territórios e de processos de territorialização.

Palavras-chave


Esquizofonia; Desencanto; Idiofônia; Paisagem sonora; Re-encanto; Território sonoro

Texto completo:

PDF

Referências


BULL, M. Sound Moves: iPod Culture and Urban Experience. New York: Routledge, 2007.

ROSSET, C. Le réel: traité de l’idiotie. Paris: Minuit, 1977.

SCHAFER, R. M.The Soundscape: Our Sonic Environment And The Tuning Of The World.

ROCHESTER, Vermont: Destiny Books, 1994.

______. The Tuning Of The World. New York: Knopf, 1977.

TOOP, D. Ocean of Sound: Aether Talk, Ambient Sound and Imaginary Worlds. London: Serpent’s Tail, 1995.

Referências discográficas e filmográficas

Lisbon Story (DVD). Direção de Wim Wenders. Portugal/Alemanha: Madragoa Filmes/

Road Movies Filmproduktion, 1994.

Madredeus. Ainda (CD). EMI Portugal/Valentim de Carvalho, Lda. c1995.

Until The End Of The World (DVD). Direção de Wim Wenders. Alemanha/França/Australia:

Road Movies Filmproduktion/Argos Films/Village Roadshow Pictures, 1991.

Until The End Of The World (CD). Trilha Sonora. Warner Bros/WEA. c1991.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 interFACES

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN-e 2965-3606