Parceria como um processo de comunicação multicultural: uma análise à luz da recepção na perspectiva das mediações

Autores

  • Cenira Almeida Sampaio Universidade da Amazônia, UNAMA

Palavras-chave:

Cultura Popular, Mediações e Reconversões Culturais

Resumo

Neste artigo busca-se compreender as relações de comunicação entre a Embrapa e o produtor rural, envolvidos num processo de parceria. Trata-se de um estudo de recepção na perspectiva das mediações culturais, com base em Jésus Martin-Barbero e Néstor Garcia Canclini, teóricos latino-americanos precursores de estudos das mediações e das reconversões culturais. Para evidenciar o sentido da parceria entre uma cultura hegemônica e uma popular, heterogêneas, trabalhou-se com uma amostra intencional de vinte e seis pessoas, combinando entrevistas semiestruturadas, observação etnográfica e histórias de vida. Concluiu-se que a Embrapa mantém resquícios do difusionismo e os agricultores reconvertem os seus códigos culturais para viverem outras competências necessárias que atendam às suas necessidades imediatas.

Referências

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas y estratégias comunicacionales. In: Seminário Fronteiras culturales identidad y comunicación en América Latina. Stirling: Universidad de Stirling, 1996, 14p.

______. Culturas híbridas: estratégias para entrar y salir de la modernidad. Buenos Aires: Grijalbo Gili, 1989, 363p.

______. Cultura transnacional y culturas populares: bases teóricas metodológicas para la investigación. In: CANCLINI, Nestor Garcia. RONCAGLIOLO, Rafael. Cultura transnacional y culturas populares. Lima: IPAL, 1988, p. 19-76.

______. Ni folklórico, ni popular ni masivo: que es lo popular? Lima: [s.n.], 1987, 6p. (Dialogos de la comunicación, 17).

______. As culturas populares no capitalismo. Trad. Cláudio Novaes Pinto Coelho. São Paulo: Brasiliense, 1983, 149p.

GRUPPI, Luciano. O conceito de hegemonia em Gramsci. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Graal, 1978.

MARTIN-BARBERO, Jesús. De los medios a las mediaciones: comunicación, cultura y hegemonia. México: Gustavo Gili, 1991, 233p.

______. Procesos de comunicacion y matrices de cultura: itinerário para salir de la razón dualista. México: Felafacs: G.Gili, 1987, 212p.

OROZCO GÓMEZ, Guillermo. La investigación en comunicación desde la perspectiva cualitativa. México: Faculdade de Periodismo y Comunicación Social da Universidad Nacional de La Planta. 1997, 156p.

SILVA, Juarez de Sousa e. Projeto estratégico: pesquisa, difusão, extensão rural e mercado. Brasília: EMBRAPA, Secretaria de Administração Estratégica. 1992, 36p. (proposta preliminar)

SPENILLO, G. M. D. Lazer e Comunicação na era da informática: interpessoalidade ou automatismo? Um estudo de caso entre os reassentados do Projeto Brígida. Recife: 1998. Dissertação (Mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural) – Universidade Federal Rural de Pernambuco.

TRIVINÕS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais; a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1994, 175p.

Downloads

Publicado

02/17/2020

Edição

Seção

Artigos