O caso Mambembe: a redenção da antirrevista no Teatro Municipal

Autores

  • Gustavo Guenzburger Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ

Palavras-chave:

Burleta, Artur Azevedo, Teatro dos Sete, Teatro moderno, Teatro educativo.

Resumo

Recentes pesquisas e publicações revelam o fracasso de público da estreia em 1904 de O Mambembe, de Artur Azevedo, tornando necessária a reconsideração de sua trajetória em seus vários contextos, desde a geração até sua reabilitação, para o público e para a crítica, 55 anos depois, na grande montagem do Teatro dos Sete, no cinquentenário do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O foco na recepção deixa entrever, em O Mambembe, um teatro que se tenta educador dos sentidos, que busca escapar à massificação da arte, apelando ao passado e à promessa de um futuro mais “artístico” para o teatro. Elitismo, modernidade e nacionalismo também estão implicados nesta mirada.

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Publicado

17.02.2020

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Artigos