O caso Mambembe: a redenção da antirrevista no Teatro Municipal

Autores

  • Gustavo Guenzburger Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ

Palavras-chave:

Burleta, Artur Azevedo, Teatro dos Sete, Teatro moderno, Teatro educativo.

Resumo

Recentes pesquisas e publicações revelam o fracasso de público da estreia em 1904 de O Mambembe, de Artur Azevedo, tornando necessária a reconsideração de sua trajetória em seus vários contextos, desde a geração até sua reabilitação, para o público e para a crítica, 55 anos depois, na grande montagem do Teatro dos Sete, no cinquentenário do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O foco na recepção deixa entrever, em O Mambembe, um teatro que se tenta educador dos sentidos, que busca escapar à massificação da arte, apelando ao passado e à promessa de um futuro mais “artístico” para o teatro. Elitismo, modernidade e nacionalismo também estão implicados nesta mirada.

Referências

AZEVEDO, Artur. O Theatro: crônicas de Arthur Azevedo (1894-1908). Organizado por Larissa de Oliveira Neves e Orna Messer Levi. Campinas: Unicamp, 2009. (acompanha CD-ROM com a íntegra das crônicas, sem paginação)

AZEVEDO, Artur & PIZA, José. O Mambembe. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BLANCHOT, Maurice. O Canto das sereias. In: ___. O livro por vir. Trad. Leyla Perrone Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 3-34.

BLUMENBERG, Hans. Naufrágio com Espectador. Lisboa: Vega, 1986.

BRANDÃO, Tania. Pum! Ou as surpresas do Sr. Artur Azevedo para o palco do século. Remate de Males – Revista do Departamento de Teoria Literária, Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, Campinas, v. 28 n. 1 p. 9-19, jan.-jun., 2008.

______. A máquina de repetir e a fábrica de estrelas: Teatro dos Sete. Rio de Janeiro: 7Letras, 2002.

CZAJKOWSKI, Jorge (Org.). Guia da arquitetura eclética no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Centro de Arquitetura e Urbanismo, 2000.

GUENZBURGER, Gustavo. Acendam as luzes, O Mambembe voltou! De Artur Azevedo ao Teatro dos Sete, redenção e idealismo na invenção póstuma da belle époque teatral. Brasil, 2011. 105f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Literatura Comparada) Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

______. Artur Azevedo e o Mambembe: o abre-alas do teatro brasileiro. Relatório de projeto de iniciação científica da FAPERJ, 1997.

KAZ, Leonel et al. Brasil, Palco e paixão: um século de teatro. Rio de Janeiro: Aprazível, 2004/2005.

MENCARELLI, Fernando. A cena aberta: A absolvição de um Bilontra e o teatro de revista de Arthur Azevedo. Campinas: Ed. da Unicamp, 1999.

NEVES, Larissa O. O Mambembe: a descoberta da obra-prima. In AZEVEDO, Artur & PIZA, José. O Mambembe. São Paulo: Martins Fontes, 2010, p. IX a XXXIV.

PEREIRA, Victor H. A. A musa carrancuda: teatro e poder no Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1998.

PRADO, Décio de A. História Concisa do teatro brasileiro. São Paulo: EDUSP, 1999.

RODRIGUES, Nélson. À sombra das chuteiras imortais. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.

SANTIAGO, Silviano. A permanência do discurso da tradição no modernismo. In ___. Nas malhas da Letra. Rio de Janeiro: Rocco, 2002, p. 108-144.

SANTOS, Marcos. Popularíssimo: o ator Brandão e seu tempo. Rio de Janeiro, [s.n], 2007.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na primeira república. São Paulo: Brasiliense, 1983.

SUSSEKIND, Flora. As revistas de ano e a invenção do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira / Fundação Casa de Rui Barbosa, 1986.

SZONDI, Peter. Teoria do drama burguês. Trad. Luiz Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

Downloads

Publicado

02/17/2020

Edição

Seção

Artigos