A tendência descritiva nas artes visuais brasileiras

Autores

  • Eduardo Luis Araújo de Oliveira Batista Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP

Palavras-chave:

Albert Eckhout, Marc Ferrez, Tarsila do Amaral, Jean-Baptiste Debret, História da arte, Romantismo, Modernismo

Resumo

A representação da natureza tropical tem ocupado um espaço central nos discursos de caracterização do Brasil ao longo de sua história. A difusão da imagem de uma natureza exuberante, primitiva e paradisíaca, ocorrida a partir dos relatos dos europeus que percorreram o território brasileiro desde o início do século XVI, criou uma tradição descritiva que invadiu os campos da literatura e das artes visuais aqui produzidas. Propomos analisar o desenvolvimento dessa tradição descritiva em nossas artes visuais a partir do estudo da obra de quatro artistas que atuaram em momentos diferentes de nossa história cultural: dois estrangeiros, o holandês Albert Eckhout e o francês Jean-Baptiste Debret, e dois brasileiros, o fotógrafo Marc Ferrez e a pintora Tarsila do Amaral. Tendo as obras desses quatro artistas como referência, propomos identificar a presença de um discurso recorrente de valorização da paisagem natural nas representações sobre o Brasil, discurso que identifica o país com sua natureza a partir da eleição de elementos considerados exóticos e pitorescos. Propomos mostrar como a tradição descritiva, a partir do século XIX, se impôs em nossas letras e artes como índice de originalidade na produção cultural brasileira frente à produzida na Europa; e como essa tradição descritiva se desenvolveu a partir do trânsito de imagens que se estabeleceu entre as representações dos viajantes estrangeiros sobre o país e as dos brasileiros sobre seu próprio país, em um processo que levou o brasileiro a se olhar por meio de sua imagem refletida pelo espelho europeu. Propomos, ainda, estabelecer um diálogo entre as artes visuais e a literatura, demonstrando a preeminência da tradição descritiva e da representação da natureza tropical no discurso cultural brasileiro durante o período abordado.

Referências

AMARAL, Aracy A. Blaise Cendrars no Brasil e os modernistas. São Paulo: 34/Fapesp, 1997.

BARATA, Mário. Século XIX. Transição e início do século XX. In: ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 1983. p. 373-452.

BATISTA, Eduardo Luis A. Oliveira. Poética da representação cultural: relações entre a literatura de viagem e a tradução na literatura brasileira. Tese de doutorado. Programa de Teoria e História Literária, Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP, 2010.

BRIENNEN, Rebecca Parker. Visions of savage paradise. Albert Eckhout, court painter in colonial Dutch Brazil. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2006.

BURGI. Sérgio & KHOL, Frank S. O fotógrafo e seus contemporâneos: influências e confluências. In: FERREZ, Marc. O Brasil de Marc Ferrez. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2005, p. 55-67.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Editora Nacional, 1976.

EULÁLIO, Alexandre. A aventura brasileira de Blaise Cendrars. São Paulo: USP, 2001.

FERNANDES JR, Rubens & LAGO, Pedro Correa do. O século XIX na fotografia brasileira. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2000.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do paraíso. Motivos edênicos na descoberta do Brasil. São Paulo: Brasiliense/Publifolha, 2000.

HUGGAN, Grahan. The Postcolonial exotic: marketing the margins. London: Routledge, 2001.

LEITE, José Roberto Teixeira. Os pintores de Nassau. In: ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 1983, p. 349-376.

LIMA, Valéria Alves Esteves. Jean-Baptiste Debret. Historiador e pintor. Campinas: Unicamp, 2007.

MARTINS, Wilson. História da inteligência brasileira. São Paulo: Cultrix/USP, 1977.

MORAIS, Frederico. O Brasil na visão do artista. A natureza e as artes plásticas. São Paulo: Prêmio Editorial/Banco Sudameris, 2001.

TURAZZI, Maria Inez. Marc Ferrez. São Paulo: Cosaq & Naif, 2000.

WHITEHEAD, P. J. P. & BOESEMAN, M. A. A portrait of Dutch 17th century Brazil. Animals, plants and people by the artists of Johan Mauritis of Nassau. Amsterdam: North Holland Publishing Co., 1989.

Downloads

Publicado

02/17/2020