Sociabilidades, mediação e rivalidade: Os ensaios e os concursos carnavalescos
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARBOSA, Orestes. Bambambã! (crônicas). Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1993. 1a. edição 1923.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti. O mecenato do jogo do bicho no carnaval carioca. In: O rito e o tempo: ensaios sobre o carnaval. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
FERREIRA, Felipe. Inventando carnavais: o surgimento do carnaval carioca no século XIX e outras questões carnavalescas. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2005.
GARDEL, André. O encontro entre Bandeira e Sinhô. Rio de Janeiro:Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Prefeitura do Rio de Janeiro, 1996.
GONÇALVES, Renata de Sá. Os ranchos pedem passagem: o carnaval no Rio de Janeiro do começo do século XX. Rio de Janeiro: Coordenadoria de Documentação e Informação Cultural, Prefeitura do Rio de Janeiro, 2007. (Biblioteca Carioca; Publicação científica v.48).
SANTOS, Fábio Augusto de Oliveira. Uma festa e suas máscaras: carnavais populares no Rio de Janeiro de 1886 a 1923. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ Assis, 2000. Dissertação de Mestrado. p. 128-9)
TRAJANO, Wilson. Músicos e Música no meio da Travessia. Universidade de Brasília. Departamento de Antropologia, 1984. Dissertação de mestrado.
VALENÇA, Rachel Teixeira. Palavras de purpurina. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1983. (Dissertação de mestrado).
VELHO, Gilberto & KUSCHNIR, Karina. "Mediação e metamorfose". Revista Mana. Estudos de Antropologia Social, vol.2. n.1, pp.97-108, abril 1996.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Ed. UFRJ, 1995.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 interFACES