DESENHANDO NA AMAZÔNIA: MEDIAÇÕES EDUCATIVO-CULTURAIS ENTRE IMAGEM E IMAGINÁRIO

Autores

  • Ronne Franklim Carvalho Dias
  • Raimundo Martins

Palavras-chave:

Desenho, Amazônia, Imagem, Imaginário

Resumo

Neste ensaio, a Amazônia, mais do que um lugar, é tratada como espaço de cultura visual no qual conceitos de imagem e imaginário constituem um movimento constante de convergência e difusão de sentidos e significados culturais. Os desenhos, como produção visual autoral de uma professora-artista, são analisados como mediação educativo-cultural entre sujeitos que retratam aspectos das relações simbólicas da Amazônia amapaense deslocando seus modos de ver, pensar e refletir criticamente sobre o espaço social de vivência, explicitando posições divergentes dos discursos e abordagens imagéticas estereotipadas que se reproduzem desde o início da colonização do Brasil.

Referências

ALMEIDA, Alfredo. Territórios e territorialidades específicas na Amazônia: entre a “proteção” e o “protecionismo”. Caderno CRH, Salvador, v. 25, n 64, jan/abr, 2012, p. 63-71.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

CASTAÑEDA, José Antonio Serrano; MORALES, Juan Mario Ramos. Narrar a Vida: deliberações no campo Biográfico. In: MARTINS, Raimundo, TOURINHO, Irene, SOUZA, Elizeu Clementino de (orgs.). Pesquisa Narrativa - Interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2017, p. 75-97.

CASTORIADIS, Cornelius. A Instituição Imaginária da Sociedade. 5 ed. Trad. Guy Reynaud. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

CASTRO, Edna. Expansão da fronteira, megaprojetos de infraestrutura e integração sul-americana. Caderno CRH, Salvador, v. 25, n. 64, jan/abr, 2012, p. 45-61.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Amazônia, amazônias. São Paulo: Contexto, 2005.

HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011, p. 31-49.

MARTINS, Raimundo. Narrativas visuais: imagens, visualidades e experiência educativa. VIS- Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UNB. Brasília, v. 8, n. 1, jan./jun. 2009, p. 33-39.

Downloads

Publicado

01/09/2020