CARROS ALEGÓRICOS EM SILENCIOSAS, EFÊMERAS E CÍCLICAS PAISAGENS: NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS DE UM FRAGMENTO DO CARNAVAL NAS RUAS CARIOCAS

Autores

  • Eduardo Oliveira Soares

Palavras-chave:

Carnaval, Narrativa fotográfica, Paisagem

Resumo

O carnaval do Rio de Janeiro está intrinsecamente vinculado à cultura, identidade e imaginário brasileiros. No caso das escolas de samba um elemento cênico imprescindível nos desfiles são os carros alegóricos. Essas grandiosas e criativas estruturas compõem a narrativa carnavalesca apresentada pelas escolas de samba. Durante o desfile estão integradas ao contexto de música, dança, coreografias e fantasias que caracterizam a apresentação. Porém, nos momentos que precedem e sucedem o desfile, os carros alegóricos são conduzidos e estacionados nas vias da cidade apresentando-se como fragmentos da narrativa carnavalesca nos espaços urbanos. Um elemento retirado do seu contexto original. A fotografia também tem pode ser abordada enquanto um fragmento de uma de uma realidade que ocorreu no passado. A partir da apresentação de uma narrativa fotográfica autoral sobre os carros alegóricos nas imediações do Sambódromo, o artigo apresenta aspectos relacionados a paisagem, imaginário, fotografias e carnaval carioca. É registrada a analogia entre os carros alegóricos apartados do contexto do desfile carnavalesco e das fotografias apartadas do contexto em que o registro fotográfico foi capturado.

Referências

CABRAL, Sérgio. As escolas de samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996.

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Carnaval carioca: dos debates ao desfile. Rio de Janeiro: Funarte; UFRJ, 1994.

______. As alegorias no carnaval carioca: visualidade. Textos escolhidos de cultura e arte populares, v. 3, n. 1 de 2006, p. 17-27.

CUNHA JUNIOR, Milton Reis. Rapsódia brasileira de Joãosinho Trinta: um grande leitor do Brasil! Tese (Doutorado em Letras). Rio de Janeiro: FL UFRJ, 2010.

DO RIO, João. A alma encantadora das ruas: crônicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

FARIAS, Edson. O saber carnavalesco: criação, ilusão e tradição no carnaval carioca. Sociologia&antropologia, v.05, 01, abril de 2015, p. 207-243.

FERREIRA, Júlio Cesar Valente. O Diálogo entre Modos de Fazer e Modos de Impor: o desafio da fronteira entre arte e engenharia nos carros alegóricos do carnaval carioca. Arquivos do CMD, v. 5, 2017, p. 139-163.

FERREZ, Gilberto. A fotografia no Brasil: 1840-1900. 2º Edição. Rio de Janeiro: FUNARTE: Fundação Nacional Pró-Memória, 1985.

KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. 3º Edição. Cotia, SP: Atleiê Editorial, 2014.

LOSADA, Janaina Zito; PUIG-SAMPER, Miguel Ángel; DOMINGUES, Heloisa Maria Bertol. Um álbum para o Imperador: a Comissão Científica do Pacífico e o Brasil. Uberlândia: EDUFU, 2013.

MAGNOLI, Miranda Martinelli. Paisagens urbanas - imaginário na fase atual da globalização. Paisagem e ambiente: ensaios, 2015, p. 13-59.

MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e historia - interfaces. Tempo, 1996, p. 73-98.

MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL. Eu sou o Tempo. Tempo é Vida. Samba-enredo 2019, compositores Jefinho Rodrigues, Diego Nicolau,Marquinho Índio, Jonas Marques, Richard Valença, Roni Pit'sTop, Orlando Ambrosio e Cabeça do Ajax. Disponível em: http://www.mocidadeindependente.com.br/carnaval-2019/. Acesso em: 10 mar. 2019.

POSSAMAI, Zita Rosane. Narrativas fotográficas sobre a cidade. Revista Brasileira de História, jan-jun de 2007.

______. Ensaio de um olhar moderno: imagens fotográficas no álbum. Revista Latino-Americana de História, set. de 2013, p. 41-53.

QUEIROZ FILHO, Antônio Carlos. Saboreando o Espaço, Inventando Paisagens. Paisagens em Debate, São Paulo, FAU USP, 2007, p 01-08.

RODRIGUES, Maria da Assunção Pereira. Ressignificação histórico-social da praça na cidade média brasileira: análise das praças de formosa de Goiás Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Brasília: FAU UnB, 2016.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4 ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006.

SOUZA, Marcos Felipe Sudré. A festa e a cidade: experiência coletiva, poder e excedente no espaço urbano. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Belo Horizonte: Escola de Arquitetura UFMG, 2010.

VIEIRA, Daniel de Souza Leão. Paisagem e imaginário: contribuições teóricas para uma História Cultural do Olhar. Fênix Revista de História e Estudos Culturais, jul. ago. set. de 2006.

Downloads

Publicado

01/09/2020