CONSTRUINDO UMA REGIÃO: IMAGEM E IMAGINÁRIO SOBRE O NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Manuella Mirna Enéas de Nazaré

Palavras-chave:

Imaginário, Imagem, Região, Nordeste, Brasil

Resumo

Este trabalho visa compreender a construção de imagem e imaginário em torno da região Nordeste do Brasil. Muitas são as maneiras de se alimentar e sedimentar imagens, imaginários e representações simbólicas de uma sociedade. Neste trabalho, abordamos alguns discursos sociológicos e literários que ajudaram a formar e a nutrir as imagens e os imaginários na região e sobre ela. Antes, fazemos breves reflexões sobre o conceito de imaginário e imagem, e alguns apontamentos sobre mito, que também participam dessa dinâmica significativa na elaboração simbólica de uma sociedade.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. A Invenção do Nordeste e outras artes. 2. ed. Recife: FJN, Editora Massangana; São Paulo: Cortez, 2001.

______________________. Feira dos Mitos. São Paulo: Intermeios, 2013.

ANDRADE, José Maria Tavares de. Mitologia: da Mata ao Sertão. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013.

ANDRADE, M. C. de. Uma visão autêntica do Nordeste. In: FREYRE, G. Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil. 7 ed. São Paulo: Global, 2004.

AZEVEDO, Neroaldo Pontes de. Modernismo e Regionalismo: os anos 20 em Pernambuco. 2. ed. João Pessoa/Recife: UFPB/Editora Universitária, 1996.

AZOUBEL, Roberto. A (des)invenção do Nordeste. Rio de Janeiro: PUC – Sistema Maxwell, 2006. Disponível em: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/8416/ 8416.PDF.

CASTORIADIS, Cornelius. Figuras do pensável: as encruzilhadas do labirinto. Volume VI. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Trad. Vera Casa Nova; Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. Trad. Eliane Fittipaldi Pereira. São Paulo: Cultrix, Edusp, 1988.

FREYRE, Gilberto. Nordeste: aspectos da influência da cana sobre a vida e a paisagem do Nordeste do Brasil. 7. ed. São Paulo: Global, 2004.

HALL, Stuart. A Identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva; Guaraeira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

JOACHIM, Sébastien et al. Saber do imaginário e saber do mito. In: __________. Hermenêutica do imaginário. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2011.

SILVA JÚNIOR, Alcides Mendes. Pa(lavras) em terra: forja e coifa de uma região: espaço e discurso na literatura regionalista nordestina. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2006.

SUASSUNA, Ariano. O Movimento Armorial. Recife: CONDEPE, 1977. Separata da Revista Pernambucana de Desenvolvimento, Recife, 4(1):39-64, jan.-jun., 1977.

VIEIRA, Anco Márcio Tenório. Enganos e controvérsias a propósito de um conceito: regionalismo. In: MOTTA, Roberto e FERNANDES, Marcionila (orgs.). Gilberto Freyre: região, tradição, trópico e outras aproximações. Rio de Janeiro: Fundação Miguel de Cervantes, 2013, p. 40-56.

WUNENBURGER, Jean-Jacques. O imaginário. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

Downloads

Publicado

01/09/2020