PETRÓPOLIS ATRAVÉS DOS TEMPOS E A MIADITIZAÇÃO DE SUA IMAGEM

Autores

  • Juliana Meirelles Guerra

Palavras-chave:

Petrópolis através do tempo, Imagem urbana midiatizada, Imagem cervejeira

Resumo

Esse trabalho, vinculado à pesquisa de tese Construção de lugares, identificações, sociabilidades e interações: um estudo de caso na rede sociotécnica cervejeira de Petrópolis/RJ, apresenta as diferentes imagens de Petrópolis/RJ através do tempo e demonstra o papel da imagem urbana midiatizada no favorecimento do turismo, das identificações, interações e trocas econômicas frente à heterogeneidade que permeia o entendimento de cidade na atualidade, e tendo como objeto de estudo a rede sociotécnica cervejeira e as festividades tradicionais do calendário do município, tomando como caso exemplar a Bauernfest. Para entender melhor essa dinâmica, a presente pesquisa recorre à proposição das realidades múltiplas (Mol, 2008) e alinha-se com a Teoria Ator-Rede (TAR) e o campo dos estudos Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) que possibilitam reflexões transdisciplinares no campo da Arquitetura e Urbanismo a partir de outro olhar sobre o entendimento das interações, identificações e associações com os lugares.

Referências

AMBROZIO, Julio. Petrópolis: o presente e o passado no espaço urbano. Petrópolis: Escrita Fina, 2013.

BONA, Fabiano Dalla; REIS; Sonia Cristina. Apresentação. Interfaces. Rio de Janeiro, vol. 1, n. 28, p. 9-15, jan. – jun. 2018.

BRANDÃO, Pedro. A identidade dos lugares e a sua representação colectiva: bases de orientação para a concepção, qualificação e gestão do espaço público. Lisboa: DGOTDU, 2008.

BRUNO, Fernanda. Prefácio. In: FERREIRA, Arthur; FREIRE, Leticia; MORAES, Marcia; ARENDT, Ronald (orgs.). Teoria Ator-Rede e Psicologia. Rio de Janeiro: NAU, 2010, p. 8-15.

CASTELLO, Lineu. Repensando o lugar no projeto urbano. Variações na percepção de Lugar na virada do milênio (1985-2004). Tese de Doutorado em Arquitetura. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

COSTA, José Luiz de Mendonça. Petrópolis na História. Petrópolis: Editora Literar, 2017.

DIÁRIO OFICIAL MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS. ANO XXIII – Nº 4590. Petrópolis, 2014.

FAGERLANDE, Sergio Moraes Rego. A Construção da Imagem em Cidades Turísticas: tematização e cenarização em colônias estrangeiras no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2015.

GARCÍA, Fernanda Ester Sánchez. O City Marketing de Curitiba: cultura e comunicação na construção da imagem urbana. In: DEL RIO, Vicente;OLIVEIRA, Lívia de (orgs.). Percepção Ambiental: a experiência brasileira. 2. ed. São Paulo: Studio Nobel, 1999, p. 83-96.

KENT, Fred; MADDEN, Kathy. Ruas como lugares. In: KARSSEMBERG, Hans, et al. A cidade ao nível dos olhos: lições para os plinths. Trad. Paulo Horn Regal e Renee Nycolaas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015, p. 26-28.

LYNCH, Kevin. A Imagem da Cidade. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

MELLO, Igor. Região Serrana quer se consolidar como capital da cerveja. Jornal O Globo, 2017. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/regiao-serrana-quer-se-consolidar-como-capital-da-cerveja-21060537. Acesso em: 02.10.2017.

MOL, Annemarie. Política Ontológica: algumas ideias e várias perguntas. In: NUNES, João; ROQUE, Ricardo (orgs.), Objetos impuros: experiências em estudos sobre a ciência. Porto: Edições Afrontamento, 2008, p. 63-77.

PECHMAN, Robert. Quando Hannah Arendt vai à cidade e se encontra com Rubem Fonseca: ou da cidade, da violência e da política. In: KUSTER, Eliana; PECHMAN, Robert. O Chamado da Cidade: ensaios sobre a urbanidade. Belo Horizonte: UFMG, 2014, p. 17-46.

RHEINGANTZ, Paulo Afonso. Tecendo a Qualidade do Lugar: espacialidades, urbanidades e lugares em ação. Rio de Janeiro: PROARQ/FAU-UFRJ, 2017. [projeto de pesquisa]

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E URBANISMO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS. Plano Diretor de Petrópolis – Diagnóstico – Versão 01. Disponível em: http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/ phocadownload/Planejamento/comcidade/diagnostico/diagnostico_05_04.pdf. Acesso em: 03.09.2013.

SERPA, Angelo. Lugar e Mídia. São Paulo: Contexto, 2011.

SERRES, Michel. Luzes: cinco entrevistas com Bruno Latour. Trad. Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Unimarco, 1999.

YÁZIGI, Eduardo. A Alma do Lugar: turismo, planejamento e cotidiano. São Paulo: Contexto, 2001.

Downloads

Publicado

01/09/2020