Ecos naturalistas e veristas na obra de Gabriele D’Annunzio: uma leitura de La madia

Autores

Palavras-chave:

Gabriele D'Annunzio, Naturalismo, Verismo, Novelle della Pescara, La madia

Resumo

Antes de ser reconhecido como o representante do decadentismo italiano, Gabriele D’Annunzio aventurou-se pelo naturalismo (francês) e o verismo (italiano). Tais movimentos surgem em resposta ao romantismo e dão voz a trabalhadores e à população silenciada. Influenciado pelas narrativas de Giovani Verga e Guy de Maupassant, D’Annunzio compõe crônicas que revelam ora a zoomorfização do verismo, ora a denúncia social do naturalismo. O resultado dessa apropriação são inúmeros contos sobre a terra natal de D’Annunzio, posteriormente editados e republicados em um único volume: Novelle della Pescara (1902). O presente artigo tenciona investigar os traços veristas e naturalistas em La Madia, um dos contos pertencentes à obra de 1902, buscando revelar mais uma das facetas do poliédrico D’Annunzio.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Lobão, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Júlia Ferreira Lobão Diniz é Licenciada em Letras: Português – Italiano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestre em Letras Neolatinas/ Literatura italiana pelo Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas (PPGLEN) da UFRJ e atualmente é doutoranda e bolsista Capes em Letras Neolatinas/ Literatura italiana pela UFRJ.

E-mail para contato: julialobao@msn.com

Referências

ANDREOLI, Annamaria. Note. In: D’ANNUNZIO, Gabriele. Tutte le novelle. Milano: Arnoldo Mondadori Editore, 2006. (p. 837-1060)

BO, Carlo. D’Annunzio Giovane e il verismo. In: Atti del I Convegno internazionale di studi dannunziani – D’Annunzio giovane e il verismo. Pescara, 1976, p. 15 – 23.

D’ANNUNZIO, Gabriele. Il piacere. Milano: Rizzoli, 2014.

______. As novelas de Pescara. Trad. Eugenio Vinci de Moraes. São Paulo: Berlendis & Vertecchia editores, 2007.

______. Tutte le novelle. Milano: Arnoldo Mondadori Editore, 2006.

______. Il libro ascetico della giovane Italia. Milano: L’Olivetana, 1926.

______. Il venturiere senza ventura e altri stusi sul vivere inimitabile.v. 1. Milano: Fratelli Treves Editori, 1924.

______. Contemplazione della morte. 2. ed. Milano: Fratelli Treves Editori, 1912.

______. I violenti. Napoli: Luigi Pierro Editore, 1892.

______. Intermezzo di rime. Roma: Casa Editrice Sommaruga, 1884.

GIBELLINI, Pietro. Per un diagramma del verismo dannunziano. In: Atti del I Convegno internazionale di studi dannunziani – D’Annunzio giovane e il verismo. Pescara, 1976, p. 25 -41.

GUY, Tosi. D’Annunzio, il realismo e il naturalismo francese. In: Atti del I Convegno internazionale di studi dannunziani – D’Annunzio giovane e il verismo. Pescara, 1976, p. 106 -129.

MAUPASSANT, Guy de. O mendigo. Freebooks Editora, 2018. Disponível em: www.freebookseditora.com Data de acesso: 10/03/2021

OLIVA, Gianni. D’Annunzio prosatore. In: D’ANNUNZIO, Gabriele. I grandi romanzi. Roma: Newton Compton Editore, 2012, p. 17 – 29.

ROSSI, Aldo. D’Annunzio giovane, il verismo e le tradizioni popolari. In: Atti del I Convegno internazionale di studi dannunziani – D’Annunzio giovane e il verismo. Pescara, 1976, p. 41 - 59.

SERAO, Matilde. Pagina azzurra. Milano: Emilio Quadrio Editore, 1883.

VERGA, Giovanni. Tutte le novelle. Milano: Arnoldo Mondadori Editore, 1979.

Downloads

Publicado

30.12.2021

Edição

Seção

Fluxo Contínuo / Continuos Flow