Ecos naturalistas e veristas na obra de Gabriele D’Annunzio: uma leitura de La madia

Julia Lobão

Resumo


Antes de ser reconhecido como o representante do decadentismo italiano, Gabriele D’Annunzio aventurou-se pelo naturalismo (francês) e o verismo (italiano). Tais movimentos surgem em resposta ao romantismo e dão voz a trabalhadores e à população silenciada. Influenciado pelas narrativas de Giovani Verga e Guy de Maupassant, D’Annunzio compõe crônicas que revelam ora a zoomorfização do verismo, ora a denúncia social do naturalismo. O resultado dessa apropriação são inúmeros contos sobre a terra natal de D’Annunzio, posteriormente editados e republicados em um único volume: Novelle della Pescara (1902). O presente artigo tenciona investigar os traços veristas e naturalistas em La Madia, um dos contos pertencentes à obra de 1902, buscando revelar mais uma das facetas do poliédrico D’Annunzio.   


Palavras-chave


Gabriele D'Annunzio; Naturalismo; Verismo; Novelle della Pescara; La madia

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