Literatura Amazônica à margem do cânone, apesar de premiada

Autores

Palavras-chave:

Cânone Literário, Autores Premiados, Bruno de Menezes, Dalcídio Jurandir

Resumo

O cerne deste trabalho está pautado em indagações a respeito da escolha de obras literárias e autores para o cânone brasileiro, colocando-se em discussão a querela que envolve o reconhecimento qualitativo de uma obra e, consequentemente, de um autor. Para isso aponta-se, por um lado, autores premiados que não alcançam o cânone e, por outro, autores de discutível qualidade literária promovidos ao cânone. Nesse sentido, destacam-se dois autores do Norte que obtiveram premiações em concursos nacionais: o poeta Bruno de Menezes, premiado no concurso “Onze chaves de ouro de Guilherme de Almeida”, promovido pela Academia de Letras de Ilhéus, e o romancista Dalcídio Jurandir, premiado no concurso “Dom Casmurro”, realizado pela editora Vecchi, do Rio de Janeiro, dentre outras honrarias. Apesar de premiados e estudados amplamente pelas universidades paraenses, esses escritores continuam à margem da história da literatura brasileira que, mesmo em constante reconstrução, é escrita de forma subjetiva pelos construtores de uma crítica literária nacional que seleciona obras, privilegiando produções de locais hegemônicas do Brasil, salvo raras exceções. Assim, é mantida a escolha de autores com obras nem sempre de boa qualidade, deixando à margem do cânone, autores de outras regiões, merecedores de reconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Barbosa Costa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1991), Especialização no Ensino de Literatura pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (1999), Mestrado em Letras, Estudos Literários na linha de Leitura e Recepção da Literatura no Brasil (2014) e Doutorado em Letras, Estudos Literários, também na linha de Leitura e Recepção da Literatura no Brasil, pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2019).

Edvaldo Santos Pereira, Universidade Federal do ParáBrasil

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2002),  Especialização em gestão escolar (2011);Mestrado em Letras, Estudos Literários na linha de Leitura e Recepção da Literatura no Brasil (2014) e Doutorado em Letras, Estudos Literários, também na linha de Leitura e Recepção da Literatura no Brasil, pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2020).

Referências

ARAÚJO, Humberto Hermenegildo de. As literaturas locais como manifestações periféricas determinantes. In: SALES, Germana; SOUZA, Roberto Acízelo de. Literatura Brasileira: região, nação, globalização. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2013.

BUENO, LUÍS; SALES, Germana; Augusti, Valéria. A tradição literária brasileira: entre a periferia e o centro. Chapecó: Argos, 2013.

FERNADES, Adauto de Alencar. Terra verde. Fortaleza: Tipografia Central, 1925.

FURTADO, Marlí Tereza. “A Amazônia em narrativas: sob o signo da terra, dentro e fora do cânone”. In: BUENO, Luís; SALES, Germana; AUGUSTI, Valéria. A tradição literária brasileira: entre a periferia e o centro. Chapecó: Argos, 2013. p. 59-80.

FURTADO, Marlí Tereza. “Dalcidio Jurandir e o romance de 30 ou um autor de 30 publicado em 40”. In: Revista Teresa, nº 16. Em torno do romance de 30. Universidade de São Paulo, 2015. Acesso em http://revistateresa.fflch.usp.br/sites/revistateresa.fflch.usp.br/files/u76/Teresa16_final.pdf, no dia 02.01.2016.

GARRETT, Almeida. Parnaso Lusitano ou Poesias Selectas de auctores portugueses antigos e modernos illustradas com notas. Paris, J. P. Aillaud, 1826. Disponível em: http://purl.pt/25/3/l-3201-p_PDF/l-3201-p_PDF_08-G-R0072/l-3201p_0000_anterrosto-LXVII_t08-G-R0072.pdf Acesso em 10 Nov. 2018.

SILVA, Joaquim Norberto de Sousa. Modulações poéticas. Precedidas de um Bosquejo da história da poesia brasileira. Rio de Janeiro: Tipographia Franceza, 1841.

LADISLAU, Alfredo. Terra imatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1933.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da Literatura Brasileira (1938);

MENEZES, Bruno de. Obras completas. Belém: Secretaria Estadual de Cultura – Conselho Estadual de Cultura, 1993 – (Série Lendo o Pará, 14). Vol. II.

OLIVEIRA, Abgar Soriano de. A literatura em Pernambuco. In: Belém Nova. Belém: Oficina Gráfica do Instituto Lauro Sodré, 1924, ano 1, nº 14.

Downloads

Publicado

30.12.2021