O Prêmio Strega e sua evolução do pós-guerra ao 3º milênio

Autores

Palavras-chave:

narrativa italiana, século XXI, prêmio literário, Premio Strega.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar sucintamente o Premio Strega, o mais famoso entre os reconhecimentos concedidos a uma obra narrativa italiana. Apesar de pouco conhecido no Brasil, na Itália o concurso tem forte influência sobre o público leitor, impacto nas atividades editoriais e ampla cobertura midiática. Em primeiro lugar, fizemos uma breve retrospectiva de seus 75 anos de história: criadores e sucessores, vencedores emblemáticos, jurados ilustres e seu processo de expansão e modernização. A segunda parte do artigo lista os principais pontos do regulamento, com foco em atualizações recentes. Em seguida, apontamos as predileções do Strega que suscitam polêmicas: escassez de autoras mulheres e baixa alternância de editoras entre os contemplados, aspectos ainda mais evidentes na comparação com outros renomados prêmios italianos. Por fim, relacionamos características narrativas e temáticas presentes nos romances vencedores dos últimos 20 anos, traduções no Brasil e adaptações para o cinema.

Biografia do Autor

Clara Maria Salvador Pereira da Costa, Universidade de Sao Paulo

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo

Doris Nátia Cavallari, Universidade de São Paulo

Livre docente na Universidade de São Paulo

Referências

BELLONCI, Maria. Io e il Premio Strega. Milano: Mondadori, 1995.

BERARDINELLI, Alfonso. O best-seller pós-moderno de “O Gattopardo” a Stephen King. In: Não incentive o romance e outros ensaios. Tradução de Doris N. Cavallari, Francisco Degani e Patricia De Cia. Org.: Lucia Wataghin. São Paulo: Nova Alexandria / Humanitas, 2007.

CAMMISECRA, Claudia. Il Premio Strega: un’analisi tra letteratura, società e industria editoriale [tese de conclusão de curso]. Roma: Università Telematica Internazionale Uninettuno, Curso de Comunicação, Mídia e Publicidade; 2015.

CONTENTI, Alessandra. L’invenzione del bestseller. Milano: Tranchida, 2002.

COSTA, Clara Mª. S. P. da. Narrativa italiana no século XXI segundo o Premio Strega. 2019. Tese (Doutorado em Língua e Literatura Italiana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. doi:10.11606/T.8.2020.tde-18022020-174420. Acesso em: 2021-11-30.

PETROCCHI, Stefano. La polveriera. Milano: Mondadori, 2014.

______ (Org.). Strega – Un premio che nessuno ha ancora immaginato. Milano: Rizzoli, 2014.

Downloads

Publicado

12/30/2021