O Prêmio Strega e sua evolução do pós-guerra ao 3º milênio

Clara Maria Salvador Pereira da Costa, Doris Nátia Cavallari

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de apresentar sucintamente o Premio Strega, o mais famoso entre os reconhecimentos concedidos a uma obra narrativa italiana. Apesar de pouco conhecido no Brasil, na Itália o concurso tem forte influência sobre o público leitor, impacto nas atividades editoriais e ampla cobertura midiática. Em primeiro lugar, fizemos uma breve retrospectiva de seus 75 anos de história: criadores e sucessores, vencedores emblemáticos, jurados ilustres e seu processo de expansão e modernização. A segunda parte do artigo lista os principais pontos do regulamento, com foco em atualizações recentes. Em seguida, apontamos as predileções do Strega que suscitam polêmicas: escassez de autoras mulheres e baixa alternância de editoras entre os contemplados, aspectos ainda mais evidentes na comparação com outros renomados prêmios italianos. Por fim, relacionamos características narrativas e temáticas presentes nos romances vencedores dos últimos 20 anos, traduções no Brasil e adaptações para o cinema.


Palavras-chave


narrativa italiana; século XXI; prêmio literário; Premio Strega.

Texto completo:

PDF PDF

Referências


BELLONCI, Maria. Io e il Premio Strega. Milano: Mondadori, 1995.

BERARDINELLI, Alfonso. O best-seller pós-moderno de “O Gattopardo” a Stephen King. In: Não incentive o romance e outros ensaios. Tradução de Doris N. Cavallari, Francisco Degani e Patricia De Cia. Org.: Lucia Wataghin. São Paulo: Nova Alexandria / Humanitas, 2007.

CAMMISECRA, Claudia. Il Premio Strega: un’analisi tra letteratura, società e industria editoriale [tese de conclusão de curso]. Roma: Università Telematica Internazionale Uninettuno, Curso de Comunicação, Mídia e Publicidade; 2015.

CONTENTI, Alessandra. L’invenzione del bestseller. Milano: Tranchida, 2002.

COSTA, Clara Mª. S. P. da. Narrativa italiana no século XXI segundo o Premio Strega. 2019. Tese (Doutorado em Língua e Literatura Italiana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. doi:10.11606/T.8.2020.tde-18022020-174420. Acesso em: 2021-11-30.

PETROCCHI, Stefano. La polveriera. Milano: Mondadori, 2014.

______ (Org.). Strega – Un premio che nessuno ha ancora immaginato. Milano: Rizzoli, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 interFACES