O império visto da margem em A Geração da Utopia, de Pepetela

Autores

  • João Victor Sanches da Matta Machado Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Palavras-chave:

1. Pepetela A Geração da Utopia 3. Literatura e Espaço 4. Casa dos Estudantes do Império

Resumo

Tratar de forma breve um romance denso como A Geração da Utopia, do escritor angolano Pepetela, é uma tarefa impossível. Mesmo consciente dessa impossibilidade, proponho, nesse trabalho, que nos voltemos ao primeiro capítulo do romance, inserido na seção intitulada “A casa”, em que se coloca em cena o espaço da cidade de Lisboa, e, a partir dele, a possibilidade de um segundo espaço – ainda que projetado como vontade coletiva – da nação de Angola. Dentro do já rico debate crítico sobre a potência do olhar de Pepetela sobre a história e a formação nacional de Angola, esse trabalho pretende apontar como o espaço da metrópole pode proporcionar uma abertura da retórica imperial. O objetivo é pensar que A Casa dos Estudantes do Império metaforiza a possibilidade de se imaginar um espaço nacional angolano dentro do próprio espaço imperial.

Biografia do Autor

João Victor Sanches da Matta Machado, Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Ataulmente é doutorando do PPGLEV da F. Letras da UFRJ.

Possui mestrado na área de Literaturas Africanas de Lingua Portuguesa pelo Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas (PPGLEV) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem experiência e interesse em estudos de Literaturas Africanas e Geopolítica; com ênfase em Epistemologia; Nacionalismo; Teoria pós-colonial das Relações Internacionais. É membro do Laboratório de Interdisciplinar de Estudos em Relações Internacionais(Lieri) e do Laboratório Política, Epistemologia e História da Geografia (LAPEHGE).

Referências

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BHAHBA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

CHATTERJEE, Partha. Colonialismo, modernidade e política. Salvador: EDUFBA, 2004.

CHAVES, Rita. A formação do romance angolano: entre intenções e gestos. São Paulo: Via Atlântica, 1999.

DERRIDA, Jacques. O monolinguismo do outro ou a prótese de origem. Porto: Campo das Letras, 2001.

DUTRA, Robson Lacerda. Pepetela e a elipse do herói. Tese (Doutorado em Letras Vernáculas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

FANON, Franz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005.

MARINANGELO, Célia Regina. “A geração da utopia: a lição do mar”. In: CHAVES, Rita e MACÊDO, Tania (orgs.). Portanto... Pepetela. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009, p. 125-139.

MATA, Inocência. Laços de memória e outros ensaios sobre literatura angolana. Luanda: União dos Escritores Angolanos, 2006.

MIGNOLO, Walter. La idea de américa latina: la herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2005.

NOA, Francisco. Império, mito e miopia: Moçambique como invenção literária. São Paulo: Kapulana, 2015.

PADILHA, Laura Cavalcante. “Pepetela e a sedução da montagem cinematográfica: breves recortes”. In: Mulemba, v.4, n.9, 2013.

PEPETELA. A geração da utopia. São Paulo: Leya, 2013.

WALLERSTEIN, Immanuel. “The rise and future demise of the world capitalist system: concepts for comparative analysis”. Comparative studies in society and history, vol. 16, p. 387-415, 1974.

Downloads

Publicado

12/14/2022