UMA ANÁLISE PSICOANALÍTICA DE EXU NA COMISSÃO DE FRENTE DO G.R.E.S ACADÊMICOS DO GRANDE RIO

Autores

Palavras-chave:

Exu, Sincretismo Religioso, Psicanálise Analítica

Resumo

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio teve como tema para seu desfile carnavalesco de 2022 a figura de Exu, não apenas pensando no espetáculo visual, mas também no ineditismo do debate sobre ela no carnaval carioca. Uma figura extremamente controversa por seu sincretismo religioso com a figura católica do Diabo, a Escola de Samba optou por representar em sua Comissão de Frente algumas das faces mais comuns de Exu. Analisando o percurso histórico do sincretismo de Exu com o Diabo e as suas características nas religiões africanas e afro-brasileiras, o presente artigo objetiva analisar as mudanças no sincretismo, assim como as suas problemáticas. Para tanto, utilizará os conceitos da psicologia analítica criada por Carl Gustav Jung e de seus discípulos, Joseph Campbell, Joseph L. Henderson e Marie-Louise Von Franz.

Biografia do Autor

Victoria Barros, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui licenciatura e bacharelado em Letras – Língua Portuguesa e Italiana – pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2018). É mestranda em Literaturada Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com orientação da professora Luciana Persice Nogueira-Pretti. Possui experiencia de pesquisa acadêmica na área de Literatura, com ênfase em Literatura Comparada através da aplicação dos princípios da psicanálise analítica e do monomito campbelliano em textos literários e cinematográficos. 

Luciana Persice Nogueira-Pretti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Setor de Francês do Instituto de Letras da UERJ, bolsista do programa PROCIÊNCIA da UERJ/FAPERJ, possui Pós-doutorado em Letras Neolatinas - Língua e Literaturas de Língua Francesa, pela UFRJ (2011). Desde seu ensaio de pós-doutorado (Tradução, leitura e a pátina do tempo. Proust e uma visão de Ruskin) enfoca hibridismos no texto literário em sua relação com a história, a sociedade e as outras artes, apoiando-se em documentos primários. Interesses principais: o romance de língua francesa e os estudos da tradução. Membro do PPG do Centro de Humanidades e Artes, ILE-UERJ. Participa dos GPs: LABELLE (Laboratório de Estudos de Literatura e Cultura da Belle Epoque - extensionista), UERJ/CNPq; Laboratório do Manuscrito Literário, USP; e Discussão e Estudos da Tradução, UERJ/CNPq. Vinculada à Linha de Pesquisa do PPG Literatura: teoria, história e crítica, UERJ. Orienta o projeto de pesquisa PIBIC: Relevância e recepção da tradução junto ao meio intelectual francês da Belle Époque. Coordena o Projeto de Pesquisa extensionista: Núcleo Interdisciplinar de Tradução e Estudos de Literaturas Francófonos (NITEFRAN - Letras UERJ), assim como os eventos anuais do Setor de Francês da UERJ, Seminário Internacional de Literaturas Francófonas da UERJ (SEILIFRAN). Membro do Conselho Editorial da Coleção Letras UERJ/EDUERJ. Atualmente é Coordenadora do Curso de Especialização em Francês.

Referências

BARBOSA JÚNIOR, Ademir. Laroiê Exu Caveira. São Paulo: Anúbis, 2014.

BATISTA, Tiago José Freitas. Textualidade e dromologia da escola de samba: enredo, narrativa, discurso e canção, Policromias – Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, Rio de Janeiro, ed. esp., p. 49-80, dezembro 2020.

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega, volume I. Petrópolis: Editora Vozes, 1986.

BRITO, Sebastião Geraldo Silva. Dionísio, Trickster, Exu e Diadorim como representação mítica-arquetípica-religiosa-poética, Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, vol. 23, n.1, p. 41-55, janeiro – junho 2020.

CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. Trad.Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Pensamento, 2007.

FERNANDES, Alexandre de Oliveira. Exu: sagrado e profano, Odeere: revista do programa de pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade – UESB, Bahia, vol. 3, n. 3, p. 53 - 76, Janeiro – Junho de 2017.

FERRETTI, Sérgio F. Notas sobre o sincretismo religioso no Brasil - modelos, limitações e possibilidades. Tempo, São Paulo, vol. 6, n. 11, p. 13-26, julho 2001.

HENDERSON, Joseph L. Os mitos antigos e o homem moderno. In: JUNG, Carl G. O homem e os seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008, p. 133 - 205.

JUNG, Carl G. Chegando ao inconsciente. In: ___. O homem e os seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008, p. 15 - 131.

LAGES, Sônia Regina Corrêa. Exu - Lux e Sombras: Uma análise psico-junguiana da linha de Exu na Umbanda. Juiz de Fora: Clio Edições Eletrônicas, 2003.

LAMAS, Rita Suriani. A formação das religiões afro-brasileiras: a interferência do sincretismo religioso. Sacrilegens, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 222-232, janeiro – junho 2019.

LIESA. Manual do Julgador, 2022. Disponível em: <https://liesa.globo.com/downloads/carnaval/manual-do-julgador-2022.pdf>. Acesso em 25 abr. 2022.

______. Livro Abre-Alas, 2022. Disponível em: http://liesa.globo.com/downloads/carnaval/abre-alas-sabado-carnaval-2022.pdf. Acesso em 13 jun. 2022.

PRANDI, Reginaldo. Exu, de mensageiro a diabo. Sincretismo católico e demonização do orixá Exu. REVISTA USP, São Paulo, n.50, p. 46-63, junho - agosto 2001.

______. Referências sociais das religiões afro-brasileiras: sincretismo, branqueamento, africanização. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, n. 8, p. 151-167, junho 1998.

______. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

ROCHA, José Geraldo da; SILVA, Cristina da Conceição. Traços da religiosidade africana no carnaval carioca. Horizonte, Belo Horizonte, vol. 11, n. 29, p. 53-69, janeiro - março 2013.

ROMÃO, Tito Lívio Cruz. Sincretismo religioso como estratégia de sobrevivência transnacional e translacional. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, vol. 57, n. 01, p. 353-381, janeiro - abril 2018.

SANTOS, Clayton Soares dos; VELIQ, Fabiano; SILVEIRA, Luiz Henrique Lemos. Dionísio, Trickster, Exu e Diadorim como representação mítica-arquetípica-religiosa-poética. Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, Juiz de Fora, vol. 23, n.1, p. 41-55, janeiro – junho 2020.

SOUZA, Norevaldo C. M. Umbanda espírita cristã. Rio de Janeiro: Ideia Jurídica, 2014.

VERGER, Pierre Fatumbi. Notas sobre o Culto aos Orixás e Voduns na Bahia de Todos os Santos, no Brasil, e na Antiga Costa dos Escravos, na África. Trad. Carlos Eugênio Marcondes de Moura. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

______. Orixás. Bahia: Solisluna Design, 2018.

VON FRANZ, M.-L. O processo de individuação. In: JUNG, Carl G. O homem e os seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008, p. 207 - 307.

Downloads

Publicado

12/14/2022