Gestão da educação em saúde e transdisciplinaridade: a pedagogia griô e as contribuições da Jurema Sagrada
The health education management and transdisciplinarity: Griô pedagogy and the contributions of Jurema Sagrada
DOI :
https://doi.org/10.60001/ricla.v34.n1.15Résumé
Este estudo fundamentou-se na perspectiva da pesquisa-intervenção e se
propôs a colocar em análise temas sobre memória, cultura e saúde, tendo nas
narrativas das medicinas da Jurema Sagrada seu principal material de reflexão.
Apresentou a pedagogia griô como uma das principais referências para a
dinamização dos aprendizados acerca das medicinas dos povos tradicionais e dos
lugares de saber dos mestres juremeiros a respeito dos processos saúde/doença, morte/vida. Apontou em destaque como as artes e ofícios dos povos de matriz indígena são de extrema importância para o campo das práticas integrativas e complementares em saúde, bem como os processos de ensino e aprendizado em medicinas integrativas devem incluir a relevância das especificidades das artes
de cuidar nas medicinas tradicionais e seus sistemas sagrados. Destacou, ainda, a relevância dos estudos sobre a morte e o morrer relativos ao tema dos patrimônios culturais da saúde, nos estudos transversais em memória social que deflagraram a potência de valorização, reconhecimento acadêmico e social das sabedorias sagradas no cuidado em saúde.
Palavras-chave: Educação em saúde. Memória. Jurema Sagrada. Gestão. Transdisciplinaridade.
Abstract
This study is based on the perspective of research-intervention, and proposes to analyze themes in memory, culture and health, having as main material reflection the narratives of the medicines of Jurema Sagrada. Presented the pedagogy griot as one of the main references for promoting types of knowledge about medicines, traditional peoples and places of knowledge of the juremeiros masters’ health and teaching processes, death and life. It pointed out how arts and crafts of indigenous peoples are extremely important for the field of integrative and complementary practices in health and how the teaching and learning processes in integrative medicine must contemplate the relevance of the specificities of the arts of caring for medicines systems traditional and sacred. It also highlighted the relevance of studies on death and dying on the theme of the cultural heritage of health, in non-transversal studies in social memory, triggering the potential for recovery, academic and social reconquest of sacred knowledge, careless in health.
Keywords: Health education. Memory. Jurema Sagrada. Management.
Transdiciplinarity.
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