Encontro de saberes: da participação cidadã à participação epistêmica

Meeting of Knowledge: from citizen participation to epistemic participation

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.60001/ricla.v34.n2.7

Resumen

Dois casos envolvendo ações com mestres e mestras são apresentados e analisados com base no referencial do Encontro de Saberes. Esse referencial guiou as intervenções nos dois casos e respectivas análises do ponto de vista ético, político e metodológico. Ambos os casos se deram na interface entre os saberes tradicionais e acadêmicos (e respectivas epistemes). A análise de uma Quitanda Solidária e da oferta de disciplina de pós-graduação com mestre e mestras, indicam complementaridades e diferenças entre a participação cidadã (no plano político) e a participação epistêmica (no plano da produção de conhecimentos), a considerar efetivamente nos processos participativos voltados para a emancipação.

Palavras-chave: Encontro de Saberes. Epistemologia. Participação. Notório saber.

Abstract

Two cases involving actions with masters are presented and analyzed based on the Meeting of Knowledge framework. This framework guided the interventions in both cases and their respective analyses from an ethical, political, and methodological standpoint. Both cases occurred at the interface between traditional and academic knowledge (and their respective epistemes). The analysis of a Solidarity Market and the offering of a postgraduate course module with masters indicates complementarities and differences between citizen participation (in the political realm) and epistemic participation (in the realm of knowledge production), which should be effectively considered in participatory processes aimed at emancipation.

Keywords: Meeting of Knowledge. Epistemology. Participation. Acknowledged
Higher Knowledge.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juarez Pereira Furtado, Unifesp

Coordenador do Laboratório de Estudos Interdisciplinares e Interepistêmicos em Saúde Coletiva da Unifesp. Com interesses em três temáticas distintas e convergentes: a área de políticas e gestão na saúde coletiva; em epistemologia e no Encontro de Saberes.

Max Felipe Vianna Gasparini, Unifesp

Doutor em Ciência pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é mestre em saúde coletiva pela Universidade de São Paulo (USP), no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina e Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde integra o Laboratório de Estudos e Avaliação de Programas e Serviços em Saúde.

Alcides Fernando Gussi, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Estudos Interdisciplinares e professor permanente do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará- UFC. Pós-doutorando no Programa Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Wagner Yoshizaki Oda, Unifesp

Graduação em terapia ocupacional pela Ufscar, Mestrado em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente, doutorando no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Unifesp. Terapeuta ocupacional na Universidade Federal de São Paulo — Campus Baixada Santista. Membro do Laboratório Interdisciplinar e Interepistêmico de Saúde Coletiva da Unifesp e do grupo de pesquisa Discurso e Arquivo da UFRGS.

Publicado

2025-02-27