O sentido de pessoa enterreirada como agente dos processos de formação e de produção de conhecimento na psicologia

The meaning of an enterreirada person as an agent of the training and knowledge production processes in psychology

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.60001/ricla.v34.n2.8

Résumé

Este artigo traz breve discussão acerca do modo de vida negro dos terreiros de candomblé e do sentido de subjetivação para além do pensamento branco europeu, a fim de pensar possibilidades para a psicologia. Trata-se de processos de subjetivação apresentados por epistemologias negras a partir de outra codificação, de outro logos, que anuncia um sentido de pessoa enterreirada, Muntu, em kimbundo, um dos idiomas presentes nas comunidades de candomblé kongo-angola. A conclusão é de que a psicologia não pode seguir com seus saberes e práticas sem levar em consideração as condições da diáspora na base da formação psíquica do brasileiro. Trata-se do princípio da diáspora que podemos reconhecer nas obras de Virginia Bicudo, Frantz Fanon, Neusa Santos Souza e  muitas/os epistemólogas/os negras/os do campo psi.

Palavras-chave: Pessoa. Muntu. Candomblé. Epistemologias negras. Psicologia.

Abstract

This paper provides a brief discussion about the black way of life in Candomblé terreiros and the sense of subjectivation beyond white European thought, in order to think about possibilities for psychology. These are processes of subjectivation presented by black epistemologies based on another codification, another logos, which announces a sense of an enterreirada person, Muntu, in Kimbundu, one of the languages present in the Kongo-Angola Candomblé communities. The conclusion is that psychology cannot continue with its knowledge and practices without taking into account the conditions of the diaspora at the base of Brazilians' psychic formation. This is the principle of diaspora that we can recognize in the works of Virginia Bicudo, Frantz Fanon, Neusa Santos Souza and many black epistemologists in the psi approach.

Keywords: Person. Muntu. Candomblé. Black epistemologies. Psychology.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Hugo Bomfim, Universidade Federal Fluminense

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFF. Mestre em comunicação pela UFRJ. Graduado em história pela UFRJ. Professor da Rede Faetec do Rio de Janeiro.

Luiza Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Doutora e mestre em educação pela USP. Psicóloga formada pela UFF. Professora do Departamento de Psicologia da UFF e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFF. Coordenadora do LALIDHoralidades. Pesquisadora do kọ aye – Coletivo de Estudos Escreviventes da UFF, UFRJ e Uerj. Membro do Coletivo de Intelectuais Negras e Negros do País (Cdinn).

Abrahão Santos, Universidade Federal Fluminense

Docente no curso de psicologia da UFF-Niterói e do PPGP-UFF, coordenador do Kitembo – Laboratório de Estudos da Subjetividade e Cultura Afro-brasileira, em que desenvolve estudos para uma psicologia aterrada, afroindígena, contracolonial e antirracista. Pesquisador do kọ aye – Coletivos de Estudos Escreventes da UFF, UFRJ e UERJ. Membro do Coletivo de Intelectuais Negras e Negros do País (Cdinn).

Livia Veiga, Universidade Federal Fluminense

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia e mestre em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da UFF. Atualmente é professora da FME/ Niterói e técnica em assuntos educacionais da Universidade Federal Fluminense

Téléchargements

Publiée

2025-02-27